Fotofobia: definição, causas, tratamento, o que é isso?

Fotofobia: definição, causas, tratamento, o que é isso?

Fotofobia refere-se a uma sensibilidade exacerbada à luz. Em alguns casos, pode ser a manifestação de uma doença leve ou mais grave, uma enxaqueca ou meningite.

O que é fotofobia?

A fotofobia é uma desordem visual, pontual ou crônica, caracterizada por sensibilidade ocular anormal à luz. Dependendo da intensidade da fotofobia, o sujeito sente um simples desconforto ou uma dor mais ou menos intensa, forçando-o a procurar a escuridão para se acalmar.

Essa intolerância à luz pode ocorrer, independentemente da natureza da fonte (luz solar, luzes do carro, chama de vela, lâmpada elétrica, tela do computador).

Os sintomas da fotofobia

Em caso de fotofobia, a exposição a uma fonte de luz pode causar desconforto ou sensação de queimação. O sujeito pode sentir a necessidade de enrugar ou fechar os olhos para aliviá-lo. Ele também pode sentir cansaço visual, visão embaçada e olho seco.

Se ele se forçar a manter os olhos abertos apesar da dor, eles geralmente começam a rasgar. Outros sintomas também podem acompanhar a fotofobia de acordo com sua intensidade e sua causa (dores de cabeça, náuseas, olhos vermelhos).

As causas da fotofobia

Em muitos casos, a fotofobia não está relacionada a uma doença. De preferência, afeta pessoas com olhos claros (olhos azuis ou verdes): suas íris contêm pouco pigmento, e é por isso que seus olhos têm mais dificuldade em se proteger da luz.

No entanto, recomenda-se consultar o seu médico ou oftalmologista quando ocorrer fotofobia, uma vez que pode ser um sintoma de uma doença. Possíveis patologias incluem doenças oculares como conjuntivite (inflamação da conjuntiva), ceratite (inflamação da córnea), glaucoma (tensão ocular excessiva) ou descolamento de retina.

Enxaqueca e meningite (inflamação das meninges cujos principais sintomas são fotofobia, rigidez de nuca, dor de cabeça intensa, febre, vômitos e erupção cutânea) são outras possíveis causas da fotofobia. A deficiência de vitamina B2 ou o consumo de certas substâncias (drogas, medicamentos) também podem causar intolerância à luz.

O tratamento da fotofobia

Quando a fotofobia está simplesmente ligada à pigmentação do olho, ela pode ser combatida usando óculos coloridos e reduzindo o brilho de tela do computador. Em outros casos, seu tratamento varia conforme sua causa.

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Pode basear-se na suplementação de vitamina B2 e adaptação da dieta, ou no uso de vários medicamentos, dependendo da patologia subjacente...

Danielle Pereira
Sem Internet
Verifique suas configurações