Fobia social: tratamento, sintomas, o que é?

Fobia social: tratamento, sintomas, o que é?

A fobia social, também conhecida como ansiedade social, é um transtorno de ansiedade generalizado caracterizado pelo medo do olhar do outro. Esta forma de fobia pode ser particularmente incapacitante na vida profissional e familiar, é recomendado combatê-la o mais rápido possível.

O que é fobia social?

A fobia social corresponde a um medo excessivo e irracional dos olhos dos outros: as pessoas que sofrem com isso ficam extremamente preocupadas em fazer papel de bobo em público, medo de ser mal julgado por seus colegas, seus parentes ... Elas procuram evitar todas as situações que apresentem, aos seus olhos, um risco de humilhação: elas têm grande dificuldade em falar em público, até mesmo para defender uma opinião ou um projeto que esteja próximo de seu coração.

A longo prazo e na ausência de tratamento, a fobia social pode retardar o desenvolvimento profissional, mas também leva ao isolamento, baixa autoestima e depressão.

Os sintomas da fobia social

Diante de uma situação angustiante, a pessoa que sofre de fobia social é tomada de pânico e medo incontrolável, que pode ser acompanhada pelos sintomas característicos de um ataque de ansiedade, como vertigens, palpitações, suores, tremores e hiperventilação.

Leia também
David Caruso: o ator se transformou desde o fim de "CSI: Miami" em 2012

Gagueira e rubor são outras possíveis manifestações da fobia social, assim como a sensação de estar paralisado. Mais raramente, uma perda de consciência também pode ser observada.

As causas da fobia social

A fobia social pode resultar da combinação de vários fatores:

- distúrbios hormonais (taxa anormal de cortisol, apelidada de "hormônio do estresse"),disfunção de certos neuromediadores como a dopamina,

- superproteção parental durante a infância,

- evento traumático em seu passado.

Fatores genéticos também são associados porque o risco de fobia social parece maior quando um familiar próximo sofre com isso.

O tratamento da fobia social

A terapia é recomendada para superar a fobia social o mais rápido possível: a terapia comportamental e cognitiva (TCC), por exemplo, pode funcionar muito bem. Em uma sessão de grupo ou individual, ele permite que você enfrente gradualmente as situações angustiantes para aprender a controlar seu medo.

É importante saber: a realidade virtual é cada vez mais usada nesta forma de terapia. Uma psicanálise também pode dar frutos: permite que se mergulhe no passado para buscar a origem exata da fobia social.

Medicamentos, como ansiolíticos ou antidepressivos, podem ser usados em paralelo, mas isso não é sistemático.

• Danielle Pereira
Sem Internet
Verifique suas configurações