Em 2018, o planeta perdeu 12 milhões de hectares de florestas tropicais

Em 2018, o planeta perdeu 12 milhões de hectares de florestas tropicais

O World Resources Institute (WRI) fez um relatório alarmante: no ano passado, 12 milhões de hectares de florestas tropicais desapareceram, devido aos incêndios florestais e a atividade humana. Uma notícia muito ruim para a biodiversidade do nosso planeta.

Esta é a triste conclusão de um relatório do World Resources Institute (WRI): em 2018, o mundo perdeu 12 milhões de hectares de florestas tropicais. Uma parcela quase do tamanho da Inglaterra. Um número alarmante, que faz de 2018 o quarto pior ano desde que os registros começaram.

Para computar esse declínio alarmante, o WRI baseou-se em dados compilados pelo Global Forest Watch (GFW), que mapeia o declínio das florestas desde 2001, de acordo com dados de satélites. De acordo com os especialistas, cinco países fazem parte desse número: o Brasil com a floresta amazônica, a República Democrática do Congo, a Colômbia, a Bolívia e a Indonésia, onde o cultivo de óleo de palma tem dizimado as florestas primárias.

Uma ameaça à biodiversidade

Dos 12 milhões de hectares perdidos, 3,64 milhões foram florestas tropicais primárias, que "constituem um ecossistema florestal extremamente importante", diz a GWF. "Eles contêm árvores que podem atingir centenas ou mesmo milhares de anos". Além disso, as florestas primárias armazenam muito carbono e são essenciais para a biodiversidade.

Leia também
Esse pássaro é capaz de imitar o barulho de uma serra elétrica

Segundo os especialistas, a causa desse desmatamento é óbvia. No Brasil, "parte da perda de 2018 pode ser atribuída a incêndios florestais e também  devido a cortes na Amazônia, colocando em risco a diminuição o país experimentou no início dos anos 2000. "

Uma triste tendência que não deve ser revertida tão cedo. Segundo a ONG Imazon, o desmatamento na Amazônia aumentou 54% em janeiro de 2019 ... e a política liderada pelo novo presidente Jair Bolsonaro pode piorar ainda mais a situação.

• Andressa Zabeu
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações