Por que a fila ao lado sempre parece andar mais rápido?

Por que a fila ao lado sempre parece andar mais rápido?

A ciência explica por que temos a impressão de que a fila do lado sempre anda mais rápido e ficamos com vontade de trocar de lugar (e continuar com a impressão de que as outras estão mais rápidas).

O pesquisador norte-americano Ryan Buell, da Escola de Negócios da Universidade Harvard conduziu uma pesquisa inusitada: ele estudou por que os consumidores tendem a trocar de fila pois têm a impressão de que as outras andam mais rápido. Ele descobriu que quando estamos em último lugar de uma fila, temos quatro vezes mais chances de desistir de esperar e duas vezes mais chances de trocarmos de fila. Porém, se alguém estiver atrás de nós, essas chances diminuem.

Os últimos serão os primeiros?

Leia também
Robert Samuel: este homem recebe para ficar na fila no seu lugar

De acordo com Buell, isso acontece pois temos a chamada "aversão ao último lugar", ou seja, uma sensação de desconforto que percebemos quando ganhamos menos que as outras pessoas, tiramos notas menores ou somos o último de uma fila, por exemplo. Em seus estudos, realizou alguns experimentos, e percebeu que as pessoas que estavam em último lugar na fila trocavam de lugar, mesmo que perdessem 10% a mais de tempo com a troca. Outro fator que afeta nossa percepção de tempo é a ansiedade e o estresse. Mesmo quando escolhemos a fila menor, se as outras estiverem supostamente andando mais rápido, essa aversão ao último lugar se faz presente e ficamos ansiosos para mudar de fila. É a mesma lógica quando estamos no trânsito e queremos mudar de faixa. 

Como evitar a sensação?

Segundo o pesquisador, a resposta para essa pergunta é bem simples: não olhe para trás e não converse com as pessoas durante sua espera na fila para passar o tempo. Um conselho que ele nos dá é escolher a fila mais a esquerda, pois a maioria da população é destra e tende a escolher a da direita. No caso de supermercados, escolha os caixas rápidos com limite de volumes, pois elas andam mais rápido embora sejam mais compridas.

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações