FIFA 19: o impacto da transferência de CR7 para a Juventus no jogo

FIFA 19: o impacto da transferência de CR7 para a Juventus no jogo

Mudanças drásticas deverão ocorrer no próximo jogo da EA com a ida de Cristiano Ronaldo para o Juventus.

Em sua página oficial do twitter, a EA Games já deixou claro que Cristiano Ronaldo, que antes era jogador do Real Madrid, passará a jogar com a camisa da Juventus no próximo FIFA 19. Essa é a segunda vez que CR7 será garoto propaganda do jogo. Na edição passada o jogador de Portugal aparece com a camisa do Real Madrid.

Nesta segunda-feira (16), o atleta foi oficialmente apresentado como integrante do time italiano, contratado para potencializar a equipe, que pode voltar a vislumbrar títulos que há muito tempo não são conquistados, como a Champions League. Cristiano Ronaldo entra como peça-chave no clube de Turim com o objetivo de colocar a equipe à altura dos outros clubes que, antes menos tradicionais, hoje tem protagonizado o futebol mundial, como o Paris Saint-Germain.

Mudanças causadas pela transferência do jogador

O que muda com Cristiano Ronaldo na Juventus? Em primeiro lugar, essa “pequena” alteração no game gera uma série enorme de transtornos para a Electronic Arts (EA). Cristiano Ronaldo até a semana passada era capa do jogo e vestia a camisa do Real Madrid. A modificação, então, deve supor a troca de todo material promocional já entregue.

Fora isso, o jogo oferece um modo jornada, que também será afetado pela transferência e, por isso, deve receber atualizações.Não é a primeira vez que a EA passa por uma situação como essa. Em seu jogo de basquete NBA 2K18, lançado no ano passado, a equipe de design da empresa viu Kyrie Irving mudar de camisa. Além desse caso, é fácil lembrar de Brett Favre que também chocou ao ser transferido e causou alterações diretas no Madden NFL 09. Por incrível que pareça, um bom photoshop deve corrigir as imagens de Cristiano. O que deverá causar um pouco mais de dor de cabeça na equipe são os vídeos promocionais e trailers nos quais Cristiano Ronaldo marca presença.A transferência alterará a dinâmica in-game e a desenvolvedora terá que lançar updates em seu modo Jornada. Aí deve residir o maior problema para a equipe técnica. O FIFA 19 prometia dar continuidade a Alex Hunter que, supostamente, estaria destinado a juntar-se a Cristiano Ronaldo no Real Madrid para ambos ganharem, lado a lado, a Champions League. E agora? Agora, a EA começa uma corrida contra o relógio para concluir as alterações devidas para que o jogo chegue redondo aos consumidores, de acordo com a realidade dos jogadores. Pode-se cogitar um atraso ou adiamento do início das vendas mas acredita-se que a renomada empresa não recorrerá a essa saída, até porque ainda faltam alguns meses para o lançamento.Uma coisa é fato: a equipe de marketing vai trabalhar em conjunto com os designers.

No ano passado, o jogo concorrente PES 2018, fez toda a sua propaganda tendo como astro o jogador Neymar, no Barcelona. Contudo, duas semanas antes do lançamento do jogo (note-se, duas semanas!), o jogador apresentou-se ao PSG. A Konami trocou o material promocional com Neymar por Philippe Coutinho.A data de lançamento de FIFA 19 está marcada para 28 de setembro, ou seja, daqui 2 meses, ou pouco mais do que 60 dias. O game será lançado para os consoles PS4, Xbox One, Switch e também para Windows.

• Marcos Silva
Leia mais