Veja uma experiência alucinante para fazer na praia

Veja uma experiência alucinante para fazer na praia

Os habitantes de Portsmouth filmaram uma experiência surpreendente em uma praia local. 

Ao jogarem um pouco de sal na areia, eles conseguiram fazer aparecer um engraçado molusco que estava deitado em seu esconderijo.

O nome científico da espécie é Solen marginatus, são moluscos bivalves da família Solenidae, eles ficam enterrados no curto espaço entre a maré baixa e maré alta, chamado de zona intertidal.

Uma caraterística marcante desse molusco é uma concha alongada com um sulco lateral. A parte externa dele é muito sensível e pode ser quebrada facilmente. Apresenta linhas únicas que são usadas pelos pesquisadores para identificar quantos anos tem o bichinho. Eles são muito encontrados em rios, e também nas praias.

A técnica usada nos vídeos para pescar esse molusco é conhecida há anos, acontece que quando o sal de cozinha seco é jogado na areia, o lingueirão como vive enterrado há mais ou menos 30 cms da superfície, pensa que a maré subiu, e na tentativa de sair da água para "tomar um ar" ele acaba sendo pego pelos pescadores. O sal é colocado no buraquinho que mostra a "respiração" do animal, por isso são fáceis de identificar, é claro que isso causa o sufocamento e desidratação, e a técnica é bem eficaz apesar de um pouquinho cruel. 

 

 

• Marcos Silva
Leia mais