Veja o que acontece quando atira água numa fritadeira pegando fogo
Veja o que acontece quando atira água numa fritadeira pegando fogo
Leia mais

Veja o que acontece quando atira água numa fritadeira pegando fogo

Russos filmaram uma experiência tão perigosa quanto visualmente fascinante. Quando colocamos água numa fritadeira com óleo quente, ela se transforma em vapor e então projeta um fluido em chamas em todas as direções.

Como se pode ver, com óleo e água, é possível reproduzir uma explosão tão espetacular quanto uma de uma bomba verdadeira. Por bem mais barato e causando, um pouco, menos danos. É graças a esses dois russos que a gente pode ver essa experiência explosiva. 

Aqui, ele usaram uma fritadeira pegando fogo. Ela deve ter cerca de 1,5 litro de óleo pegando fogo naquele momento. Equipados de proteções adequadas, um doido vai jogar água nas chamas. E de repente as chamas crescem! Tomando a forma até mesmo de um cogumelo atômico. Uma das propriedades da água que a gente não conhecia?

Sim, de alguma maneira, a água também pode provocar uma explosão. Quando ela se transforma em vapor, se tornando um gás, ela subitamente ocupa mais espaço. Dizemos que ela se dilata. E como a água líquida é mais densa que o óleo, ela passa para debaixo dele. Nesse caso, a água atravessa o óleo pegando fogo, esquenta e passa ao estado gasoso.

E como ela está embaixo do óleo, sua dilatação súbita projeta o óleo pegando fogo em todas as direções. Ao invés de acabar com o incêndio, a água piorou as coisas. Se essa é uma experiência impressionante, a gente te recomenda fortemente de não testar na sua cozinha!

Escrito por De Freitas Agostinho
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações