Ele mergulha uma esponja em ácido sulfúrico e o resultado é surpreendente

Ele mergulha uma esponja em ácido sulfúrico e o resultado é surpreendente

O ácido sulfúrico, também conhecido como H2SO4 no mundo da química, é uma das substâncias mais corrosivas que existe. E se você ainda duvida, esse pequeno experimento é suficiente para convencê-lo. Alguns internautas se divertiram mergulhando esponjas simples em alguns mililitros desse ácido.

Bob Esponja Calça Quadrada precisa tomar cuidado! Ele não estaria na melhor situação se caísse nas mãos dos fãs de "Vamos derreter isso" - um canal no YouTube com mais de 100.000 inscritos. E esses assinantes adoram assistir a vídeos nos quais eles derretem quase tudo e qualquer coisa.

O ácido sulfúrico é extremamente eficiente

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Conhecido como óleo de vitríolo quando foi descoberto pela primeira vez, o ácido sulfúrico, cuja fórmula química é H2SO4, é considerado um dos ácidos simples mais fortes. Todos os anos, 180 milhões de toneladas são produzidas no mundo e são usadas em inúmeros produtos e tipos de indústria: fertilizantes, têxteis artificiais, refinação de petróleo, decapantes, baterias… Para citar apenas alguns. Extremamente corrosivo, ele é capaz de queimar qualquer tipo de material orgânico, incluindo a pele. Por isso, é necessário tomar as devidas precauções para se proteger adequadamente ao manipular esse ácido.

Um experimento espetacular

Obviamente, muito bem protegidos, nossos testadores em "Vamos derreter isso" fizeram um experimento que envolveu a submersão de esponjas inocentes (cujo material é orgânico) em ácido sulfúrico. O mínimo que podemos dizer é que o efeito é tão espetacular quanto rápido. Dentro de alguns segundos, as esponjas inteiras desaparecem e não deixam nada além de lama marrom para atrás. Embora o líquido já seja muito perigoso e deva ser manuseado com o máximo de cuidado e precauções, os vapores emitidos pelas reações também são perigosos. O que deve ser suficiente para convencer alguém a nunca brincar com ácido sulfúrico! Para entender melhor essa reação química, você pode assistir a alguns dos outros experimentos deles em câmera lenta.

Confira o vídeo acima para ver essa reação louca você mesmo!

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações