Saiba tudo sobre a chuva de estrelas cadentes que acontecerá essa semana

Saiba tudo sobre a chuva de estrelas cadentes que acontecerá essa semana

Nos próximos dias um grande evento astrológico nos aguarda. Trata-se da primeira grande chuva de meteoros que poderá ser vista a olho nu do Brasil.

Chuvas intensas de meteoros estarão visíveis entre os dias 16 e 25 de abril.

As chamadas líridas podem ser vistas em todo o Brasil, mas principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Os meteoros são popularmente conhecidos como estrelas cadentes. Ao entrar em contato com a atmosfera terrestre, os meteoros entram em combustão por causa do oxigênio deixando um rastro luminoso temporário por onde passam: daí o nome "estrela cadente".

Leia também
Conheça essas estrelas com os corpos mais impressionantes da história

Fernando Roig, do Observatório Nacional, explica que as chuvas de meteoros são o resultado da entrada de vários meteoros ao mesmo tempo na atmosfera.As líridas, ou "estrelas de abril", provocarão um fluxo de até 20 meteoros por hora, podendo ser uma das chuvas mais intensas do ano.

O nome "lirídeas" vem da constelação Lyra, de onde os meteoros parecem vir.Roig assegura que não existe risco algum para a Terra: "Não existe risco porque a maioria dos fragmentos é muito pequena e se esfarela na atmosfera antes de atingir o solo. Excepcionalmente, pode ser que algum fragmento caia no solo, mas trata-se de corpos muito pequenos cuja probabilidade de oferecer risco às pessoas é praticamente nula".

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações