Imigração nos EUA: foto de pai e filha mortos afogados chocam o mundo
Imigração nos EUA: foto de pai e filha mortos afogados chocam o mundo
Leia mais

Imigração nos EUA: foto de pai e filha mortos afogados chocam o mundo

Uma imagem triste que rodou o mundo nos jornais e redes sociais, causando uma indignação generalizada.

Uma foto que comoveu a América

Nesta quarta-feira, 26 de junho de 2019, a foto de um salvadorenho e sua filha de dois anos, ambos afogados enquanto tentavam chegar aos Estados Unidos, chocaram e comoveram o povo norte-americano, assim como o resto do planeta. Os dois corpos foram encontrados sem vida na segunda-feira, 24 de junho, na beira de um rio de Matamoros, dentro de Tamaulipas, um estado mexicano.

De acordo com o relatório judicial, o pai de família, Oscar Martinez, chegou ao México na semana passada, acompanhado por sua esposa e filha, com o objetivo de nadar até os Estados Unidos, subindo o Rio Bravo. Arrastados pela corrente, os dois migrantes se afogaram sob os olhos da mãe.

Estados Unidos e México: o problema da imigração

Uma triste imagem que coloca os Estados Unidos e o México diante de um dos seus principais problemas, a imigração. O 45º Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua intransigente sobre o assunto, e todos os dias milhões de migrantes pagam o preço.

Nos últimos tempos, o governo mexicano também está no centro da polêmica sobre o tratamento dado aos muitos imigrantes que tentam chegar ilegalmente aos Estados Unidos para viver uma vida melhor.

Uma polêmica que começou depois que o governo mexicano ordenou o envio de 15.000 soldados para a fronteira dos EUA, seguindo os últimos acordos com Washington. No entanto, de acordo com o Presidente Mexicano, Andrés Manuel López Obrador, as tropas destacadas não têm o papel de bloquear os migrantes: "Eles não estão lá para fazer este papel. É o trabalho das autoridades de migração, não do exército ".

A dureza dessa cena lembra a foto do menino sírio de três anos Aylan Kurdi, que se afogou com seu irmão de cinco anos durante o naufrágio de um barco de imigrantes na Turquia. Mais um choque que confirma que o problema da imigração está extremamente longe de ser resolvido.

Infelizmente, parece que este tipo de foto é a única maneira de tornar a população, e mais particularmente os chefes de estado em questão, conscientes de que a imigração é um grande problema que deveria ser a prioridade de todos os países.

Escrito por Flávio Soares
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações