Uma menininha de 8 anos tira de um lago uma espada de 1500 anos na Suécia

Uma menininha de 8 anos tira de um lago uma espada de 1500 anos na Suécia

Em julho passado, uma menina de oito anos fez uma descoberta fora do comum no fundo de um lago sueco. Ela encontrou uma espada,  que provavelmente teria 1500 anos de idade. Uma arma anterior à Era Viking, ecoando a lendária Excalibur...

Como o mítico rei Arthur recebendo Excalibur da Dama do Lago, Saga Vanecek também podia entrar na lenda. Esta jovem sueco-americana de oito anos acaba de retirar, do fundo de um lago sueco, uma fabulosa arma branca. Uma verdadeira relíquia da história de guerra do país, seria uma espada ainda mais antiga que a Era Viking, que remonta a cerca de 1500 anos atrás.

Essa história foi escrita último mês de julho. Passando as férias nas margens do Lago Vidöstern - um lago de pouco mais de 42 km2 localizado ao sul da cidade de Värnamo - a pequena Saga Vanecek remava em algumas dezenas de centímetros de água. Culpa da seca intensa experimentada neste verão pela Suécia, assim como em grande parte da Europa. Um evento meteorológico na origem da descoberta extraordinária feita pela menina.

Leia também
Leoa gravemente ferida é salva por veterinários no Quênia

De um simples bastão a uma espada fabulosa

"Eu senti algo em minha mão e achei que era um bastão, mas depois o levantei e percebi que havia uma alça que fazia parecer uma espada, e então eu a levantei e gritei para meu pai: 'Papai, eu encontrei uma espada!'", Saga Vanecek relembra com a sinceridade de seus oito anos, para o site da informação local Värnamo Nyheter.

O pai da jovem sueco-americana, Andy Vanecek, não demorou a contatar Annie Rosén, arqueóloga do Museu Jönköping Läns. Uma especialista local que, auxiliada por seus colegas, estabeleceu rapidamente uma primeira descrição científica da descoberta. "A espada tem 85 centímetros de comprimento e está excepcionalmente bem preservada, com uma bainha de madeira e couro", disseram os responsáveis pela instituição no site do museu.

Uma relíquia pré-Viking

"Ela foi provisoriamente datada da Idade do Ferro, isto é, pelo menos mil anos, talvez até 1500", continuam os especialistas locais. Uma era canônica, que, se for verdade, coloca as origens desta relíquia histórica bem antes da era Viking, iniciada no ano 793 d.C. 1.500 anos atrás, um período que também corresponde à era do suposto reinado do lendário Rei Artur! Daí a dizer que se trata da Excalibur...

Mantendo o silêncio pelos arqueólogos que desejam explorar mais detalhadamente o local da descoberta, a família Vanecek foi recentemente surpreendida ao saber que a espada retirada das águas pela pequena Saga está longe de ser o único tesouro descansando no fundo do lago. "Quando estudamos o lugar em setembro em colaboração com a administração do condado, outras descobertas [arqueológicas] foram feitas, incluindo um broche que data do século III d.C.", revelou Mikael Nordström, diretor de Jönköpings Läns Museum.

Depois de quinze séculos submersa, a fabulosa espada deve agora receber o maior cuidado dos especialistas do museu, que estão planejando um longo ano para limpar e proteger a arma pré-Viking. Preciosas precauções para um tesouro digno de Rei Artur!

• De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações