Point Nemo: um incrível cemitério de naves espaciais no fundo do Oceano Pacífico

Point Nemo: um incrível cemitério de naves espaciais no fundo do Oceano Pacífico

Não são muitas as pessoas que sabem disso, mas trata-se de um ponto muito específico no Oceano Pacífico: várias naves espaciais ficaram presas no local após sua jornada ao espaço. Seu nome: o "Point Nemo" ...

Quando o equipamento espacial está no fim da vida e deve ser trazido de volta à Terra, a NASA tem um lugar especial para trazê-lo de volta.Este é o lugar mais remoto do nosso planeta, localizado no Oceano Pacífico ... é chamado de "Point Nemo".

Não há terra a 2.250 km de distância. Astronautas à bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) são os humanos mais próximos deste cemitério. A ISS orbita a Terra a uma distância de 360 ​​km.

Para que serve este "Point Nemo"?

Sendo o ponto mais distante de qualquer civilização, torna-se um ótimo lugar para a NASA. A Agência Espacial dos EUA usa o local para aterrissar as naves vindas do espaço. Essas medidas de segurança são tomadas para garantir que nenhuma população seja afetada por detritos.

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Entre 1971 e 2016, mais de 260 navios e satélites caíram em Point Nemo, incluindo a estação espacial soviética MIR, cerca de 140 veículos russos e até mesmo um foguete SpaceX.

Os equipamentos da NASA não precisam terminar sua corrida no Oceano Pacífico. Por exemplo, pequenos satélites desintegram-se na Terra, graças ao calor gerado pelo atrito com o ar que entra na atmosfera.

Raposo Gabriela
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações