Os Emirados Árabes Unidos querem construir a primeira cidade marciana
Os Emirados Árabes Unidos querem construir a primeira cidade marciana
Leia mais

Os Emirados Árabes Unidos querem construir a primeira cidade marciana

Depois de construir o prédio mais alto do mundo, os Emirados Árabes Unidos querem construir sua primeira estação marciana.

Os Emirados Árabes Unidos são um pequeno país da península arábica, que tira sua riqueza do petróleo e do gás. Qual é o seu objetivo para os próximos anos? Dar um pontapé inicial na conquista mundial do planeta Marte.

O projeto Mars 2117 foi anunciado há dois anos pela sua Alteza Mohammad Bin Rashid Al Maktoum, primeiro ministro do país. Seu objetivo? Determinar como fazer para ir a Marte e o melhor meio de criar comida e energia no planeta vermelho.

Efetivamente, com uma temperatura média de -65ºC, Marte parece inicialmente pouco propício para que seja uma plantinha que seja possa crescer. No entanto, os raros índices de água que foram levantados pelos pesquisadores mostraram sobretudo gelo em vez de água líquida.

"Um sonho tão antigo quanto o tempo"

Os entusiastas do projeto Mars 2117 já estão cheios de ideias em mente. Assim, já fizeram várias apresentações virtuais para apresentá-las. "Enviar pessoas para outros planetas é um sonho tão velho quanto o tempo", explicou o Cheikh Mohammad Bin Rashid.

"Nosso objetivo é que os Emirados Árabes Unidos estejam na ponta dos esforços internacionais para que esse sonho se torne realidade", continuou, antes de precisar que seu país é o nono no mundo em termos de investimentos para a descoberta do espaço.

Testes capacidades de sobrevivência humana

A primeira etapa será construir uma cidade prototípica a fim de estudar as capacidades de sobrevivência em condições marcianas. Concretamente, uma cidade como essa, que poderia ser construída no planeta vermelho vai ser montada, tijolo por tijolo, sem dúvida, no deserto.

Igualmente à ambição do país quanto à conquista espacial, os projetos que se tem sobre essa cidade teste também são faraônicos. Eles esperam poder construir uma cidade de 1.9 milhões de quilômetros quadrados a fim de que os cientistas possam testar o material levado a ser utilizado em Marte.

Ao mesmo tempo, essa grande bolha simularia as condições as quais os primeiros homens em Marte poderiam confrontar, seja em termos de luminosidade, calor ou escassez de comida.

Detalhes ainda a serem acertados

Mesmo que ainda não estejamos certos de que os Emirados Árabes Unidos terão uma equipe viva nessa cidade-teste em tempo integral, sabemos em contrapartida que algumas pessoas deverão ficar lá pelo menos um ano sem interrupção.

As lições que eles poderão tirar de suas diferentes experiências poderão ajudar os futuros astronautas e habitantes de Marte a desenvolver a vida em condições complicadas: acesso limitado à água, frio e calor intensos, isolamento...

Vale lembrar, Marte está a 56.4 milhões de quilômetros da Terra, para uma viagem de ida estima-se mais de 200 dias. Portanto, é fundamental que se faça bem os cálculos antes de embarcar na nave...

Escrito por De Freitas Agostinho

Sem Internet
Verifique suas configurações