Asteroide maior que a torre Eiffel raspará na Terra e ficará visível a olho nu numa sexta-feira 13

Asteroide maior que a torre Eiffel raspará na Terra e ficará visível a olho nu numa sexta-feira 13

Enquanto a NASA se prepara para uma batida de um asteroide hipotético, um asteroide, bem real, estará visível a olho nu a partir da Terra em 2029 e não é num dia qualquer... Sexta-feira 13!

Ao longo da Conferência de Defesa Planetária que aconteceu nesse final de semana, a NASA revelou que está se preparando para a batida de um meteorito fictício para imaginar como os cientistas trabalhariam juntos para tentar resolver a situação. Mas dessa vez, é um asteroide muito verdadeiro (mas que não será destruído!) que pegará de raspão na Terra no nosso planeta e que poderemos observar dos nossos próprios olhos, sexta-feira 13, abril de 2029.

Encontro marcado em 2029

Poeticamente chamado de 99942 Apophis, o asteroide é massivo, 340 metros de comprimento, mas ele não deve ser um fonte de perigo. Efetivamente, ele foi descoberto pela primeira vez pelos cientistas em 2004, que estimaram os riscos de atingir a Terra em 1%. De acordo com os pesquisadores, ele deverá passar cerca de 31.000 km da Terra: "É a distância de alguns dos nossos satélites em órbita ao redor da Terra", explica a NASA em um artigo em seu site.

Vista incrivelmente rara

É raro que um asteroide desse tamanho, simplesmente maior que a torre Eiffel, passe tão perto da Terra. Apesar dos cientistas já terem relatado objetos menores compostos de rochas passarem perto assim da Terra, estes mediam geralmente entre 5 e 10 metros.

Os pesquisadores estimaram que um asteroide do tamanho do Apophis acerta a Terra uma vez a cada 80.000 anos. "O fato de Aphosis estar tão próximo em 2029 é uma oportunidade incrível para a ciência", explicou marna Brozovi, uma cientista da NASA especializada em sondagem. "Nós vamos observar com radiotelescópios e telescópios óticos. Com radiotelescópios, há uma chance de que nós possamos ver detalhes extremamente precisos da superfície de Apophis".

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Visível da Terra

Para ver o melhor possível o asteroide na sexta-feira13 de abril de 2029, será preciso olhar para o céu um pouco antes das 18 horas, explica a NASA. É esse o momento que ele passará em cima do oceano Atlântico e dado o tamanho da coisa, ele será visível sem telescópio por uma grande parte do planeta azul, confirmou a agência espacial.

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações