1/3 das pessoas já se arrependeu de algo que fez na festa da empresa, afirma estudo

1/3 das pessoas já se arrependeu de algo que fez na festa da empresa, afirma estudo

Quase 40% dos entrevistados testemunharam pegação entre colegas de trabalho em festas de final de ano. A ressaca também causa atrasos no dia seguinte.

Um em cada três trabalhadores já se arrependeu de alguma coisa que fez em uma festa de final de ano do trabalho. Pelo menos, é o que diz um novo estudo, conduzido pela empresa de pesquisa de marketing OnePoll em parceria com o site de convites on-line Evite.

Dois mil funcionários de empresas americanas responderam aos questionários. Eles mostraram que o drama e as fofocas são o centro das celebrações festivas de fim de ano. 20% deles afirmaram ter vivido algum grande problema ou testemunhado revelações numa festa da firma. Uma pessoa comum pode vir a descobrir até sete grandes babados sobre companheiros de trabalho durante os eventos. 37% dos entrevistados contaram também ter visto a pegação entre colegas acontecer.

Isso acontece porque, para 60% das pessoas, o grande objetivo das festas de fim de ano é exatamente socializar com outros empregados. Para aqueles mais reservados, este pode ser o grande momento para brilhar em comemorações regadas a bebida de graça e boa música: 35% dos entrevistados já se surpreenderam com colegas mais quietos e reservados que se revelam "alegrinhos demais" nas comemorações.

Leia também
Ataque de tubarão branco é filmado na Austrália

Os dias mais comuns para as festas do trabalho são sextas à noite, mas quando elas acontecem em outros dias úteis, os chefes costumam ser mais condescendentes com atrasos. A ressaca de quem bebeu todas (e mais algumas) é o grande motivo pelo qual muitos funcionários chegam tarde à empresa na manhã seguinte, apontado por 53% dos trabalhadores que responderam à pesquisa. Aliás, algumas empresas oferecem até mesmo folga "ressaca" para seus funcionários, sim sim, pode acreditar!

Acordar atrasado (42%), dor de cabeça insuportável (38%) e esquecer de colocar o alarme para despertar (31%) também são outras razões comuns.

As festas de fim de ano do trabalho são eventos imperdíveis para 27% dos entrevistados, que nunca faltaram a nenhuma ao longo de sua vida profissional. "Tudo pode acontecer numa festa da firma, por isso não é nenhuma surpresa que os funcionários compareçam todo ano", explica Julian Clark, especialista do Evite. 

• Gouvea Aline
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações