Elefante "fumante" viraliza e espanta cientistas do mundo inteiro

Elefante "fumante" viraliza e espanta cientistas do mundo inteiro

O vídeo da elefante baforando uma fumaça foi parar nas redes e imediatamente se tornou viral.

O elefante vai fumar

Existe uma famosíssima frase em português que muito provavelmente você já deve ter ouvido quando alguém está bastante bravo: "A cobra vai fumar!". Apesar de ninguém saber ao certo a origem desse bordão, até o momento não encontramos nenhuma cobra fumando; porém, já vimos casos peculiares, como o bebê fumante que fumava 40 cigarros por dia e que hoje está em processo de recuperação

No entanto, o mais novo fumante que está fazendo um sucesso enorme em toda a internet e claro, nas redes sociais, é ninguém menos que um elefante (no caso, uma elefante fêmea). 

O impressionante vídeo que está circulando por toda a web mostra a elefante baforando uma fumaça em uma floresta na Índia. O dono do vídeo, Vinay Kumar, um cientista da Wildlife Conservation Society (WCS) da Índia, uma organização do meio ambiente e protetora dos animais, disse que registrou as imagens no ano de 2016 na floresta de Nagarhole. Mas por que só agora as imagens foram divulgadas? Em entrevista à BBC, o pesquisador disse apenas que "não percebeu" a importância do vídeo. De qualquer forma, o vídeo se tornou viral em questão de minutos e todos ficaram muito espantados com a filmagem, até mesmo cientistas do mundo todo.

A fumaça do bem

O motivo do animal estar baforando a tal fumaça ainda é bastante obscuro, e nem os cientistas conseguiram chegar ainda em uma conclusão 100% satisfatória. A elefante pega algumas cinzas com a sua tromba e as coloca na boca, e depois as cospe junto à fumaça; esta é uma situação bastante intrigante. A própria WCS emitiu um comunicado dizendo que "Esta é a primeira vídeo-documentação conhecida de um elefante selvagem exibindo tal comportamento e isso tem intrigado cientistas e especialistas". Kumar, que registrou o vídeo dise que estavam observando as câmeras montadas para capturar fotografias e vídeos de tigres quando percebeu a elefante e resolveu filmá-la. Para sua surpresa, ela parecia "ingerir carvão e assoprar as cinzas" de uma pequena fogueira no chão. "O que vimos naquele dia quase pareceu como se o elefante estivesse fumando - ela desenhava um baú cheio de cinzas perto de sua boca e soprava uma nuvem de fumaça!", afirmou Kumar.

Leia também
Imagens de um enorme tubarão-tigre capturado na Austrália comovem a internet

Vários cientistas do mundo todo viram o vídeo e logo algumas hipóteses foram levantadas do motivo de o animal agir dessa forma. Varun Goswami, biólogo especialista em elefantes, disse que o carvão é um bom remédio contra toxinas e alguns venenos, e relata: "O carvão vegetal tem propriedades absorventes de toxinas bem conhecidas e, embora possa não ter alto valor nutricional, animais silvestres podem ser atraídos por esse valor medicinal". E continua, dizendo que o carvão pode também servir como um laxante natural e que é comum alguns animais o ingerirem na natureza: "O carvão vegetal também pode servir como um laxante, duplicando assim sua utilidade para os animais que o consomem após incêndios florestais, tempestade de raios ou queimadas controladas". Esperamos realmente que seja realmente o caso de uma automedicação por parte da elefanta, e não por vício como o cigarro! 

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações