Tomar um belo café da manhã, esse é o segredo para a saúde das nossas artérias?

Tomar um belo café da manhã, esse é o segredo para a saúde das nossas artérias?

Dizem que é a refeição mais importante do dia. E esse estudo parece confirmar... Em todo caso, no que diz respeito às nossas artérias. 

Tomar um belo café da manhã poderá ser delicioso para o paladar e para a saúde do seu coração. Um estudo grego revelou que cafés da manhã, de pelo menos 400 calorias, estão ligadas a menores quantidades de placas arteriais. Uma das principais causas das doenças cardiovasculares.

O café da manhã dos campeões

O estudo, realizado pelos pesquisadores da Universidade de Kapodistrian em Atenas, não esclarece qual é o melhor tipo de comida a se consumir no café da manhã. No entanto, pesquisadores dizem que o queijo, produtos derivados do leite, cereais e pão estão entre os mais consumidos pelas pessoas que ingerem maiores quantidades de calorias nessa refeição.

Leia também
The Rock: o que acontece quando come e treina como Dwayne Johnson por um mês?

Os números do estudo não enganam: a rigidez arterial era considerada anormal em 15% das pessoas que não tomam café da manhã. Os número abaixaram drasticamente em pessoas que fazem um café da manhã de baixa caloria (9,5%) e ainda mais baixo naqueles que fazem do café da manhã uma super refeição (8,7%). Ainda mais surpreendente: a maior quantidade de placas arteriais (28%) foi descoberta em pessoas que pulavam o café da manhã. Os que faziam uma refeição light pela manhã tinham 26% e os que consumiam 400 calorias ou mais 18%.

Café da manhã, o chefe da dieta?

De acordo com o autor do estudo Sotirios Tsalamandris: "Tomar um bom café da minhã que constitua mais de 20% das calorias totais diárias pode ter validade igual ou ser ainda melhor que uma dieta alimentar de uma pessoa, que siga uma dieta mediterrânea, uma dieta que é pobre em gordura ou mesmo outras formas de dietas".

Esse estudo acaba de contradizer outro, publicado na conceituada revista BMJ. Essa última sintetiza 13 estudos que confirmam que pular o café da manhã não teria nenhum efeito sobre a saúde. De acordo com os autores: "Não há nenhuma prova que sustente a tese de que o café da manhã favorece a perda de peso, ou que não tomá-lo leve a um ganho de peso". Então, com ou sem café da manhã, podemos confirmar que uma alimentação equilibrada, entretanto, faz milagres!

• De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações