Perder peso: essa é a dieta que você precisa para controlar seu peso

Perder peso: essa é a dieta que você precisa para controlar seu peso

De acordo com um estudo publicado dia 14 de novembro, no British Medical Journal, uma dieta dita "low carb", quer dizer pobre em carboidratos, poderia ajudar as pessoas com sobrepeso a controlar seus pesos queimando calorias. Explicações.

É durante a Obesity Week (Semana da Obesidade), um congresso internacional sobre a obesidade de Nashville que acontece dia 15 de novembro, que os resultados do estudo publicado na BMJ foram revelados. De acordo com eles, uma dieta pobre em carboidratos, também chamada de "low-carb", pode ajudar as pessoas com sobrepeso a controlar seus pesos aumentando o número de calorias que o corpo pode queimar. Explicações.

Dietas de teor glicêmico variado

A fim de verificar a hipótese de acordo com a qual o consumo de alimentos com um índice glicêmico (IG) elevado (especialmente aqueles vindos da alimentação industrial) teria um impacto no metabolismo e impediria de controlar seu peso, uma equipe de pesquisadores do hospital das crianças de Boston (Estados Unidos) tentaram um experiência.

Eles selecionaram 234 adultos (faixa etária entre 18 a 65 anos) voluntários com um IMC superior a 25 (OMS considera que um IMC superior a 25 equivale a uma situação de sobrepeso e superior a 30 à de obesidade, ndlr). Eles seguiram, a princípio, uma dieta por dez semanas para atingir um objetivo de peso. 164 deles conseguiram. Os últimos, em seguida, foram escolhidos ao acaso para seguirem por 20 semanas uma dieta mais ou menos rica em carboidratos. Alguns respeitaram uma dieta composta 60% de carboidratos (considerado como rica), outros 40% (considerada como moderada) e os últimos 20% (pobre).

Até 278 calorias queimadas a mais por dia

Leia também
The Rock: o que acontece quando come e treina como Dwayne Johnson por um mês?

No final de 20 semanas com tais dietas, os pesquisadores constataram que os participantes que tinham feito uma dieta com alimentação pobre em carboidratos tinham tido um gasto energético total mais elevado que os outros voluntários.Com isso, eles queimaram entre 209 e 278 calorias por dia a mais que aqueles que tinham respeitado uma dieta ricam em "carbs". De acordo com os autores do estudo, "isso corresponderia a uma perda de 10 kg em 3 anos".

O Dr. David Ludwig, endocrinologista, diretor do programa sobre obesidade do hospital de crianças de Boston e coautor do estudo, concluiu que "esses trabalhos mostram que nem todas as calorias são equivalentes e que reduzir os carboidratos pode se revelar uma melhor estratégia que reduzir o conjunto todo de calorias, a longo prazo".

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações