Voo é adiado devido a fruta "mais fedida do mundo"

Voo é adiado devido a fruta "mais fedida do mundo"

Na Indonésia, fruta fedorenta revoltou passageiros e voo teve de ser adiado.

Fruta parece inocente, mas não é

Já pensou ter de adiar algum compromisso ou uma reunião entre amigos devido a um forte cheiro ruim? Foi mais ou menos isso que aconteceu na Indonésia. Devido ao odor da "fruta mais fedorenta do mundo", um voo teve de ser adiado. O que aconteceu foi o seguinte: o avião estava transportando cerca de duas toneladas de durião, a tal fruta fedorenta. O caso aconteceu no aeroporto de Bengkulu, na Indonésia, com destino à capital Jacarta. Por causa do forte cheiro da carga da fruta durião, os passageiros se revoltaram, e se recusaram a embarcar no avião. Houve confusão e várias brigas com a tripulação e os comissários de bordo. A companhia aérea responsável pelo voo era a Sriwijaya Air, e acabou cedendo aos pedidos revoltados dos passageiros, e finalmente a carga foi removida. A aeronave decolou com mais de uma hora de atraso do que o planejado originalmente.

Após o incidente, a Sriwijaya Air emitiu uma nota esclarecendo que a lei permitia que as frutas fossem transportadas no compartimento de cargas do avião. Segundo o representante da companhia aérea Retri Maya, "Não é ilegal carregar duriões no voo, contanto que estejam devidamente embrulhados, de acordo com as regulações do voo e carregados dentro do porão. Muitas companhias aéreas fazem isso", disse ele ao jornal Jakarta Post, da Indonésia.

Repercussão nas redes

O caso foi divulgado, e logo caiu nas redes sociais, obtendo uma ampla repercussão. O internauta Amir Zidane, um dos passageiros que embarcaria na aeronave carregado da fruta fedorenta, contou o drama vivido pelos passageiros e a briga para que retirassem a carga do avião: "Quando eu entrei no avião, senti imediatamente o cheiro de durião. Reclamei com a comissária de bordo, mas me disseram para completar um formulário de reclamação".

Os comissários afirmaram que o forte cheiro se dissiparia quando o avião levantasse voo, mas zangado com a situação toda, Amir instigou os outros passageiros a se mobilizarem contra o cheiro. "Gritei: 'Quem nesse avião quer enfrentar essa viagem?'. Todos gritaram de volta: 'Eu não!'", continuou ele em sua postagem. Segundo Amir, muitos passageiros começaram também a reclamar, e alguns até mesmo se exaltaram, quase entrando em um confronto físico contra os funcionários da companhia aérea. Finalmente, a empresa cedeu e os passageiros se retiraram do avião enquanto a carga era retirada da aeronave.

O diretor responsável pelo aeroporto Bengkulu disse que o caso realmente aconteceu e que tomaria medidas para que coisas desse tipo não aconteçam novamente.

O durião

A "fruta mais fedida do mundo" em questão é o durião, uma fruta tipicamente oriental, e sua aparência se assemelha a uma jaca; ela é macia e suculenta, e seu caroço, assim como as castanhas, pode ser torrado e comido.

Leia também
Em 1961 essa menina foi encontrada à deriva no meio do mar. Agora, ela revela a verdade

Mas por que ela fede tanto? Cientistas de Cingapura desvendaram esse mistério. De acordo com eles, isso é um fator genético: "Nossa análise revelou que a produção volátil de enxofre é turbinada no durião, por isso a opinião de muitas pessoas de que o cheiro do durião tem um traço 'sulfuroso'", relatou Patrick Tan, um dos pesquisadores. 

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações