Brasileiros lançam cerveja em pó de preparo instantâneo

Brasileiros lançam cerveja em pó de preparo instantâneo

Bastam apenas o pó de cerveja e água com gás para que a bebida fique pronta.

Inovação na cervejaria

O brasileiro é realmente um dos maiores apreciadores de cerveja do mundo. E os números comprovam: a cerveja é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água. Hoje já existem dezenas de marcas da bebida nos supermercados à nossa escolha, sem contar as cervejas artesanais que estão cada vez mais ganhando espaço no coração e no copo dos brasileiros.

Dessa forma, não é de se surpreender que as pesquisas para melhorar a qualidade e inovar nos sabores da cerveja nunca param; sempre encontramos alguma variação da bebida que promete algum tipo de melhoria ou sabor diferenciado. A última novidade no mundo da cerveja surpreendeu até mesmo os mais estudiosos e antigos preparadores.

Trata-se da cerveja em pó, um tipo de cerveja artesanal e instantânea, pensada para ser feita e consumida na mesma hora. Ela foi desenvolvida pela cervejaria Pratinha, que fica localizada na cidade de Ribeirão Preto, no interior do estado de São Paulo. A mistura é bem fácil de ficar pronta: bastam apenas o extrato da cerveja concentrada e água com gás. E pronto! Você tem em mãos uma cerveja artesanal de qualidade e feita na hora. Sem dúvida uma facilidade para quem está na correria do dia a dia mas não deixa de apreciar uma cerveja de boa qualidade gelada.

Processo de desenvolvimento

Segundo a cervejaria, a ideia surgiu durante o projeto Magic Booze (algo como "Bebida Mágica", em português), que visa inovações para a cerveja tradicional. José Virgílio Braghetto Neto, um dos diretores da cervejaria contou um pouco sobre o desenvolvimento da cerveja em pó: “Quisemos fazer a cerveja instantânea para ver se era possível”, disse ele em entrevista à revista Galileu.

Ele revela que a ideia surgiu inspirada nas máquinas de café que utilizam cápsulas: “Primeiro, fizemos um protótipo de uma cápsula para uma máquina de bebidas e verificamos que funcionou. E e então pensamos em como fazer para as pessoas fazerem isso em casa sem precisar de uma máquina", contou.

Segundo Neto, foram necessários nove meses de trabalho e pesquisa para que o produto final ficasse pronto. E tudo isso compensou: ele revela que a fórmula usada no extrato em pó da cerveja é exatamente a mesma da utilizada para a fabricação da cerveja tradicional da marca. "A versão instantânea é a mesma cerveja que colocamos na garrafa, mas ela passa por um processo que fica em um volume extremamente concentrado", explicou.

Leia também
Em 1961 essa menina foi encontrada à deriva no meio do mar. Agora, ela revela a verdade

Promessa de qualidade

Uma das preocupações de Neto sobre a bebida foi a utilização do termo "instantâneo", que pode causar uma impressão não muito boa. Mas ele explica que isso não afeta em nada a qualidade da cerveja: “As pessoas associam a um suco artificial em pó ou uma sopa de baixa qualidade. No nosso caso, é uma cerveja artesanal que simplesmente passou por um processo tecnológico para ter o seu volume reduzido. Quem prova geralmente fala que esperava algo diferente e que não fosse ter gosto de cerveja. Mas eles experimentam e vêem que é cerveja", concluiu. O extrato já está à venda e pode ser adquirido pelo site da cervejaria por R$ 14,90.

(Fonte: Galileu) 

Gouvea Aline
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações