Bilionário resolve fazer boa ação que levou ao choro estudantes de uma faculdade americana

Bilionário resolve fazer boa ação que levou ao choro estudantes de uma faculdade americana

O homem negro mais rico dos Estados Unidos decide livrar cerca de 400 estudantes de suas dívidas de faculdade.

Robert F. Smith é o homem negro mais rico dos Estados Unidos. Há poucos anos ele era um cidadão anônimo, desconhecido do grande público. Entretanto, essa situação começou a mudar quando ele resolveu investir na educação de jovens negros e a fazer doações.

Robert se tornou rico, segundo a revista Forbes, a partir dos lucros que obteve com a empresa que criou, a Vista Equity Partners, voltada à compra a à venda de patentes eletrônicas. Hoje, a Vista vale cerca de 46 bilhões de dólares em ações, ainda de acordo com a Forbes.

A empresa guarda seus dados de rendimento para si, e não costuma publicar seus índices. Entretanto, estima-se que ela esteja entre as empresas de maior lucro dos Estados Unidos, crescendo mais 20 por cento desde a sua fundação.

Smith cresceu numa comunidade majoritariamente negra, de classe média, na cidade de Denver. Seus pais, ambos doutores em Educação, o incentivaram fortemente a ter bons estudos desde muito cedo. Isso fez a diferença em sua vida e posteriormente faria a diferença para a vida de muitos outros estudantes.

Ele já doou 1,5 milhões de dólares à faculdade Morehouse para a criação de bolsas e para o desenvolvimento de um novo campus. Em 2016, ele prometeu 50 milhões à Universidade de Cornell, por onde já passou quando jovem, para ajudar no desenvolvimento da área química e da engenharia biomelecular.

Conforme o tempo passou, seu investimento em educação só aumentou. Há dois anos, ele confirmou que iria investir metade de todo os seu rendimento líquido em causas de igualdade para negros e para o meio-ambiente.

A doação feita essa semana por Robert Smith para perdoar a dívida de 300 estudantes, cerca de 4,4 milhões de dólares, pegou a diretoria da faculdade de surpresa, causando euforia ao redor do mundo e se tornando um dos assuntos mais falados do final de semana.

O “presente”, uma verdadeira chuva de dinheiro, foi o segundo de Smith ao longo da história da Faculdade de Morehouse e foi anunciado em cerimônia em frente aos estudantes. Agora nenhum dos estudantes devedores terão que pagar um centavo das dívidas que os perseguiam. Cada estudante devia em média 10 000 dólares.

Os universitários estadunidenses sofrem com esse tipo de problema coletivamente. A dívida total avaliada pela Forbes dos estudantes passa de 1.5 trilhões de dólares, para se ter uma noção, esse valor é mais ou menos três vezes o PIB do Brasil.

Leia também
Ele transforma carros a diesel em carros elétricos

As reações ao ato de bondade e de reconhecimento à educação foram muitos: “Tive medo de não viver para poder pagar minha dívida”, “Fiquei chocado, meu coração disparou. Todos nós choramos”, afirmaram alguns estudantes. “Na hora, senti como se estivessem tirando um fardo das minhas costas”, contou um outro aliviado. Uma das autoridades da instituição comentou “A doação deu a eles a liberdade de correr atrás de seus sonhos, suas paixões”.

Conheça mais sobre sobre o bilionário no vídeo acima!  

(Fonte: BBC /Imagem: Guetty) 

Gouvea Aline
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações