Portador da doença de Crohn, esse homem conseguiu se tornar campeão de levantamento de peso

Manny Singh Tura, da doença de Crohn ao levantamento de peso em apenas 8 meses

Manny Singh Tura é um exemplo. Oito meses depois de uma intervenção cirúrgica devida à doença de Crohn, esse inglês se tornou um campeão de powerlifting.

O destino de Manny Singh Tura não é bem como o de uma pessoa normal. Esse jovem inglês de vinte e poucos anos foi vítima da doença de Crohn. Essa síndrome provoca uma inflamação do intestino muito dolorosa, que acarreta em diarreias muito violentas e faz perder grande quantidades de peso. Há dois anos, Manny foi operado em estado de urgência depois do seu quadro se agravar a tal ponto de ter que manter um saco de ileostomia após a intervenção para poder fazer suas necessidades fisiológicas. Trata-se de um bolso posto diretamente ao lado do abdome da pessoa para possibilitar que seu intestino se cicatrize.

Em algum tempo, Manny Singh Tura, já dotado de um pequeno gabarito, passou de 50 a 29 quilos. "Eu não conseguia tomar banho, não conseguia me vestir, não conseguia andar. Eu tinha que esvaziar esse saco 20 vezes por dia", conta o homem de 27 anos. Então, para voltar a ganhar peso, os médicos o aconselharam a começar a fazer musculação.

Leia também
O segredo para fazer barra como os Navy Seal

De 29 kg a campeão de powerlifting

O caminho percorrido desde então pelo britânico impõe respeito. De pouco em pouco, ele foi conseguindo dar alguns passos em seu quarto até o corredor até que, enfim, isso virou uma caminhada de dez minutos, e assim Manny terminou batendo na porta da academia. E o treino foi, além de um escape, uma revelação. "Eu admirava os bodybuilders então eu prometi para mim que iria ganhar peso e ficaria forte de novo. Dei um ano de prazo para mim mesmo para isso", explica em um vídeo publicado no YouTube.

Depois de algum tempo treinando e apesar de ter "um buraco na sua barriga", Manny ficou mais forte do que nunca, o que lhe abriu as portas do levantamento de peso. Seu objetivo? Bater o recorde de deadlift do Yorkshire Nafees. Em dez semanas de preparação, Manny ganhou sua primeira competição. "Eu levantei 180 quilos numa categoria de -59 kg sendo que eu só pesava 53. É três vezes e meia meu peso!". Recorde que ele mesmo bateu algum tempo depois levantando 195 kg, quando ele pesava apenas três quilos a mais do que antes na balança. Hoje, o jovem rapaz não faz nenhum tratamento para curar a doença incurável, ele se trata exclusivamente pela alimentação. Manny tem como objetivo levar seu corpo ainda mais longe em 2019. Ele também criou um blog para contar sua história e servir como exemplo àqueles que de perto ou de longe forem portadores da doença.

• De Freitas Agostinho
Sem Internet
Verifique suas configurações