Alagamentos levam cobras e crocodilos às ruas em cidade da Austrália

Alagamentos levam cobras e crocodilos às ruas em cidade da Austrália

Diversos animais foram avistados nas ruas após alagamento em cidade australiana devido a abertura das comportas da represa local.

Escoamento de água

A Austrália está sofrendo muito com o calor neste verão. As temperaturas estão batendo todos os recordes, atingindo temperaturas altíssimas até mesmo para a região que já está acostumada a passar por verões severos. Após semanas de clima seco e quente, centenas de animais como cavalos e morcegos não aguentaram e morreram principalmente de sede devido a seca que acompanhou as altas temperaturas. E parece que mesmo quando as temperaturas diminuem e as chuvas caem, os australianos não têm sorte. Com a chegada de nuvens carregadas no nordeste da Austrália, fortes chuvas caíram na região. Mas o que parece ser uma coisa boa tendo em vista o forte calor que assola o país, não teve um final muito feliz para os moradores de Townsville, localizada no estado de Queensland. A cidade fica próxima a uma represa instalada no Rio Ross e, depois de 8 dias de chuvas intensas, teve sua capacidade sobrecarregada. Para evitar uma catástrofe de maiores proporções, as autoridades foram obrigadas a abrir as comportas da represa, escoando a água em excesso que inundou a cidade e alagou cerca de 2 mil casas.

Crocodilos à solta

Os habitantes de Townsville, além de terem de se preocupar com sua própria segurança e arcarem com os prejuízos da inundação, tiveram também de enfrentar um outro problema que ninguém imaginava: cobras e crocodilos. O escoamento da enorme quantidade de água atraiu para a cidade estes e outros animais silvestres, que passaram a ser vistos andando tranquilamente pelas ruas da cidade. Segundo a revista Veja, os animais como os crocodilos gostam de águas calmas e partiram em busca destas após a abertura das comportas da represa. Leeanne Enoch, ministra do meio ambiente do estado de Queensland, explicou a situação: “Crocodilos preferem águas tranquilas, então eles irão se movimentar em busca de um lugar quieto para esperar pela baixa do nível d’água. Eles podem ser vistos cruzando estradas e, quando a inundação regredir, podem aparecer em lugares pouco usuais, como açudes de fazendas e poços onde nunca foram vistos”, disse ela em entrevista para o The Guardian. Nas redes, a notícia acabou fazendo bastante sucesso. Alguns moradores registraram fotos e vídeos dos animais perambulando pela cidade, que foram parar nas redes. Uma foto em particular acabou se tornando viral: nela, um crocodilo foi fotografado bem em frente à garagem de uma casa. Já pensou você abrir a porta e se deparar com um imenso crocodilo? A foto foi curtida 2,4 mil vezes e compartilhada por mais de 23 mil pessoas.

Os demais prejuízos

Desde o abrimento das comportas da represa, cerca de 1000 pessoas tiveram de se abrigar em abrigos de emergência e outras 18 foram resgatadas enquanto estavam sendo arrastadas pelas enchentes. O governo do estado já advertiu os moradores a não dirigem ou até mesmo saírem de casa, a não ser que estritamente necessário. As escolas foram fechadas e até mesmo os estoques de alimentos e mantimentos dos supermercados sofreram uma queda brusca, que foi superada graças à chegada de alimento por aviões.

 

Fonte: Veja Imagem: Getty 

• Pedro Souza
Leia mais