Sete curiosidades sobre a Croácia, a zebra da Copa

Sete curiosidades sobre a Croácia, a zebra da Copa

O pequeno país europeu esteve, pela primeira vez, na final da Copa do Mundo. Conheça sete fatos pouco conhecidos sobre os croatas.

A Croácia surpreendeu o mundo ao vencer a Inglaterra e ao disputar de igual para igual com a França o título de campeão mundial deste ano. O país, pouco conhecido pelos brasileiros, era parte da Iugoslávia e só teve sua independência reconhecida internacionalmente em 1992. Além de belas praias, vários parques naturais e um dos mais bonitos pores do sol do mundo, a Croácia reserva curiosidades surpreendentes. Conheça sete delas:

Leia também
Reporter revida ataque de homem que a assediou

1 – DÁLMATAS

A raça de cães conhecida por suas pintinhas é croata. O nome é inspirado numa região do país chamada Costa Dálmata. 

2- MENOR CIDADE DO MUNDO

É lá que está localizada Hum, considerada a menor cidade do mundo por ter uma população de apenas 20 e poucas pessoas. 

3- GAME OF THRONES

Diversas cenas da famosa série foram filmadas na Croácia, principalmente nas cidades de Dubrovnik e Split. 

4- GRAVATAS

O acessório masculino foi inventado pelos croatas. No século XVII, os soldados começaram a usar cachecóis amarrados no pescoço para se identificarem. E, depois que o rei francês Luís XV adotou o estilo, as gravatas se espalharam pela Europa. 

5- CANETAS

Foram eles também que inventaram, em 1906, um lápis mecânico – o que hoje chamamos de caneta. A patente foi registrada em 35 países e a empresa TOZ – Penkala está até hoje ativa, em Zagreb.

6- ELEIÇÕES

Os cidadãos croatas podem votar aos 16 anos somente se tiverem um emprego. Se não, têm que esperar até completarem 18 anos.

7- ILHA DO AMOR

A famosa Galešnjak é uma pequena ilha que ficou mundialmente conhecida em 2009 por conta do seu formato de coração. Ela tem cerca de um quilômetro e meio de cumprimento e é uma propriedade privada. 

• Pedro Souza
Leia mais