Esse foi o chute mais violento do ano no WMMA

Esse foi o chute mais violento do ano no WMMA

Assista ao chute “head kick”  violento, que levou a um nocaute instantâneo no WMMA.

O IMMAF, Federação Internacional de Artes Marciais Mistas, organizou e realizou o Campeonato Europeu Senior em Bucharest, na Romênia, por uma semana. A surpresa veio no torneio amador, em que a lutadora finlandesa Jenni Kivioja acertou um chute no rosto de sua adversária, a sueca Jessica Forslund Reis, levando-a a nocaute.

Kivioja é finlandesa, nascida em Kerava, pesa 64.8 kg e mede 1,80 m. Sua oponente, que foi vencida, Jessica Forslund Reis, nascida em Linköping, na Suécia, pesava 65.6 kg, e media bem menos, apenas 1,67 m. 

Leia também
A namorada de Luke Rockhold acaba com Sylvester Stallone

A luta acabou aos 2:38 do primeiro round por nocaute, valendo a vitória na categoria feminina peso-pena. Foi a primeira luta de três de Kivioja em vários dias. Depois do chute venenoso, ela continuou forte na competição e venceu a italiana Fabiana Giampa por pontos na semi-final mas acabou perdendo para a alemã Juli Dorney. O desempenho rendeu a Kivioja a medalha de prata na classificação de sua pesagem.Muito foi questionado sobre o porquê de Kioja estar lutando tão frequentemente.

A explicação rápida é que o IMMAF imita o campeonato MMA amador, que funciona para reconhecimento Olímpico. Logo, seus eventos são estruturados para simular o que o MMA Olímpico poderia ser. Nesse caso, são catorze classes de peso para torneios de 8 lutadores que vão a combate em três dias consecutivos.

Caso o MMA fosse incluído nas Olimpíadas, o IMMAF teria um papel importantíssimo. No entanto, por enquanto, segue dessa forma a organização do evento. O que foi notável nos torneios promovidos é que a grande maioria das competições para amadores funcionou sem que metade dos competidores ficassem injuriados depois do primeiro dia. Dado o esforço que os lutadores devem empregar em suas lutas, isso é realmente importante.O chute de Jenni levou rapidamente sua oponente a ver estrelas. O chute na bochecha foi rapidamente comparado ao nocaute dado por Holly Holm sobre Ronda Rousey em 2016. 

Alguns especialistas do IMMAF comentam que a finlandesa pode facilmente tornar-se a nova Holly Holm ou Paige Van Zant.Muitas pessoas que apreciam o estilo MMA levantaram uma velha polêmica, questionando até que ponto é possível tolerar golpes que levam os adversários a duras injúrias ou lesões.

Comentando o nocaute instantâneo numa rede social voltada para o combate, a usuária @LicensetoKill diz que “o chute de Jenni foi muito bom, no entanto, sinto que devo fazer uma nota – se o chute na cabeça é forte demais, eu não gosto. Esse tocou exatamente no limite onde eu aprecio. Nada que pode causar lesão é do meu gosto”. 

• Pedro Souza
Leia mais