Colposcopia: definição, procedimento, biópsia e risco do exame
Colposcopia: definição, procedimento, biópsia e risco do exame

Colposcopia: definição, procedimento, biópsia e risco do exame

A colposcopia é um exame que envolve explorar a vagina e o colo do útero. É realizado para confirmar um diagnóstico, no quadro de uma intervenção ou no acompanhamento de uma paciente.

O que é colposcopia e quando é indicada?

A colposcopia é um exame médico que permite ao ginecologista visualizar a vagina e o colo do útero. Geralmente, é indicado após um atrito cérvico-vaginal em caso de anormalidade, para detectar a causa responsável.

A Colposcopia é realizada principalmente para fins de diagnóstico. Permite colher amostras (biópsias) que são então analisadas ao microscópio. A informação obtida, por exemplo, ajuda os ginecologistas a saber se as células colhidas são de natureza cancerígena.

Graças a uma colposcopia, é possível confirmar um câncer do colo do útero. Esse exame também é indicado em caso de suspeita de infecção vaginal (se o teste de HPV foi positivo) ou para acompanhar a evolução de um tratamento instituído. Ele muitas vezes orienta os médicos ao escolher entre tratamento médico e cirurgia.

Como é uma colposcopia?

A colposcopia é um exame muito rápido que dura menos de 15 minutos quando a paciente está relaxada. Uma vez que a paciente fica deitada de costas, as paredes vaginais são separadas usando um instrumento de metal chamado espéculo.

O ginecologista limpa o colo do útero e aplica duas soluções: ácido acético e uma solução de Lugol. O primeiro parece um tipo de vinagre. Torna possível clarear as áreas onde as lesões estão localizadas. O segundo visa delinear essas áreas suspeitas. Usando uma lupa (colposcópio), o ginecologista explora o colo do útero e a vagina ampliando a imagem. As regiões que aparecem em branco revelam anormalidades na mucosa. Ele então pega uma pequena pinça e cole amostras dentro das áreas coloridas.

Após o exame, os tecidos coletados são colocados em um frasco e estudados ao microscópio em um laboratório de histopatologia. Os resultados são revelados cerca de uma semana depois. Se um câncer do colo do útero for detectado, exames adicionais são indicados (IRM, scanner).

Quais são os riscos e contraindicações da colposcopia?

A colposcopia é um teste desagradável, mas geralmente indolor. As soluções aplicadas não causam nenhuma queimação e não deixam vestígios. Algumas mulheres experimentam formigamento durante o exame, especialmente quando o ginecologista está colhendo o tecido. Algumas gotas de sangue podem aparecer após uma biópsia. A paciente deve esperar pelo menos 72 horas por um banho íntimo, atividade física ou relação sexual.

Escrito por Danielle Pereira

Sem Internet
Verifique suas configurações