Quando uma cobra venenosa pega carona na Austrália

Quando uma cobra venenosa pega carona na Austrália

Quando estava dirigindo seu carro, um motorista australiano se supreendeu ao descobrir que ele estava transportando um passageiro clandestino e não era qualquer um: uma cobra venenosa conhecida como Pseudechis porphyriacus. 

Ahh, a Austrália: paisagens encantadoras, águas magníficas e... uma infinidade de criaturas perigosas. Medusas, tubarões, crocodilos e aranhas, não é mais nenhum segredo: a Austrália está cheia de animais dos quais é melhor manter distância. Mas não é raro apesar de tudo que os habitantes encontrem alguns seres nem sempre muito simpáticos.

Foi o que aconteceu com Ted Ogier, um australiano morador da South Coast, em Nova Gales do Sul. Quando ele realizava uma entrega para seu patrão, no dia último 10 de janeiro, o motorista teve a surpresa de descobrir que levava um caroneiro clandestino em seu veículo. Sob seus olhos, uma cobra saiu do capô do carro e se enrolou no retrovisor direito. O problema é que não era uma cobra qualquer, como mostram as fotos no Facebook, mas uma Pseudechis porphyriacus.

Mais comumente chamada de "cobra negra de barriga vermelha", essa espécie é frequente na Austrália e é venenosa. Mesmo que o réptil seja normalmente mais tímida e do tipo que foge do ser humano, seu veneno composto de várias toxinas é poderoso e sua mordida pode causar uma grande variedade de sintomas, como sangramentos, vômitos, dores de cabeça, dores abdominais e também diarreia. Mas, apesar de precisarem de cuidados médicos, as mordidas dessa cobra raramente são fatais. 

• Marcos Silva
Leia mais