Cobra com 3 olhos é encontrada e intriga especialistas

Cobra com 3 olhos é encontrada e intriga especialistas

O filhote de cobra com 3 olhos foi encontrado na Austrália.

A cobra com 3 olhos

Realmente, a Austrália não é para iniciantes. Desta vez, um caso que chamou a atenção do mundo e bombou na internet foi a descoberta de uma cobra com 3 olhos. As fotos foram tiradas pelas autoridades de uma área ambiental australiana, e acabaram se tornando viral em pouco tempo após a sua divulgação.

Ela foi encontrada pelo serviço responsável pela manutenção e segurança de parques e do meio ambiente localizada no norte da Austrália. A cobra era da espécie píton-carpete e, pelo seu nome, foi apelidada carinhosamente como Monty Python, em homenagem à série de comédia da televisão inglesa.

Infelizmente, a cobra de 3 olhos acabou não resistindo por muito tempo e morreu pouco depois de ter sido encontrada. Segundo especialistas, a cobra de cerca de 40 cm de comprimento não conseguia se alimentar direito por causa de sua deformação no crânio. Eles também afirmaram que seu terceiro olho, que estava localizado no topo de sua cabeça, era perfeitamente funcional, ou seja, era capaz de enxergar. Os pesquisadores acreditam que o olho nasceu em função de uma mutação natural na cobra.

Uma anomalia intrigante

Os cientistas afirmam que mutações nas cobras são mais frequentes do que imaginamos, principalmente em suas cabeças. Porém, neste caso, tudo indica que a cobra apresenta apenas um crânio, e não dois: "Na verdade, parecia ser apenas um crânio, com uma cavidade ocular a mais e três olhos funcionais", relatou o serviço ambiental em uma postagem no Facebook. E continuaram: "Foi um consenso de que o olho provavelmente se desenvolveu muito cedo, durante o estágio embrionário de desenvolvimento. É muito improvável que isso seja [resultado] de fatores ambientais, e é quase certamente uma ocorrência natural, já que malformações em répteis são relativamente comuns", finalizou a página.

Bryan Fry, um professor especialista em cobras e outros répteis contou ao portal de notícias da BBC que as mutações fazem parte do processo de evolução sofridas há anos pelos animais, principalmente as cobras: "Todo bebê tem uma mutação de algum tipo. Neste caso, o animal é particularmente deformado", explicou ele. No entanto, ele também revela que nunca havia visto um caso como este: "Eu nunca tinha visto uma cobra de três olhos antes, mas temos uma cobra píton com duas cabeças no nosso laboratório. É um tipo diferente de mutação, como no caso de gêmeos siameses". Segundo Fry, a cobra de 3 olhos pode ter sido "o último pedaço de um gêmeo que foi absorvido" durante seu processo de desenvolvimento.

Uma vida breve

Leia também
Imagens de um enorme tubarão-tigre capturado na Austrália comovem a internet

As piton-carpete são uma espécie comum em toda a oceania, e podem atingir entre 2 e 4 metros. Infelizmente, a cobra de 3 olhos não viveu muito, principalmente pela dificuldade de alimentar-se devido à sua deformação na cabeça; segundo as autoridades, ela estava lutando por sua vida em seus momentos finais, e é uma surpresa ela ter conseguido sobreviver por tanto tempo na selva. Após sua morte, seu corpo foi doado para institutos de pesquisa a fim de analisar melhor esse curioso espécime de cobra.

 

Fonte: BBC Brasil Imagem: Nt Parks and Wildlife 

Andressa Zabeu
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações