O emocionante discurso de Harrison Ford durante a Cúpula do Clima
O emocionante discurso de Harrison Ford durante a Cúpula do Clima
Leia mais

O emocionante discurso de Harrison Ford durante a Cúpula do Clima

Em um discurso proferido na semana passada durante a Cúpula do Clima, em São Francisco, nos Estados Unidos, o ator Harrison Ford não hesitou em apontar o dedo para os governantes céticos em relação às mudanças climáticas, especialmente Donald Trump. Antes de convocar uma reação coletiva antes que seja tarde demais.

As personalidades midiáticas não são as últimas a se posicionarem a favor da proteção do meio ambiente. as Harrison Ford, mais conhecido por ter interpretado papéis no cinema como Indiana Jones e Han Solo na saga Star Wars, falou de maneira especialmente emocionante na semana passada durante a Cúpula do Clima (Global Climate Action Summit) ocorrida em São Francisco, nos Estados Unidos.

Há 27 anos o ator trabalha para a organização para o meio ambiente Conservation International, que ajuda cientistas do mundo inteiro para identificar e melhorar as condições de vida em lugares onde a biodiversidade está ameaçada. Mas como ele indicou em seu último discurso, todo esse trabalho não servirá de nada se a natureza não for levada em consideração em nossos "objetivos industriais e nacionais".

"Não há mais tempo"

"Nós podemos colocar painéis solares em todas as nossas casas, transformar todos os veículos em carros elétricos, enquanto Sumatra estiver queimando, nós estaremos perdendo", ele declarou, insistindo especialmente nos efeitos do desmatamento, seja na Indonésia ou na América do Sul. "Nós estamos encarando a maior crise moral de nossa época e aqueles que são os menos responsáveis serão os que pagarão mais. Não há mais tempo", continuou o vice-presidente da Conservation International.

O ator, hoje com 76 anos, não hesitou em apontar o dedo aos dirigentes que não acreditam nas mudanças climáticas e especialmente o presidente Donald Trump, sem citá-lo em nenhum momento. "Eduquem e elejam dirigentes que acreditem na ciência e que compreendam a importância de proteger a natureza. [...] Parem de dar poder a pessoas que não acreditam na ciência, ou pior, que finge não acreditar na ciência por seus próprios interesses. Eles sabem quem eles são. Nós sabemos quem eles são", ele acrescentou.

Enquanto especialistas apontam para um declínio da biodiversidade a nível mundial, Harrison Ford lembrou do papel essencial da natureza para nossa sobrevivência. "Hoje mais do que nunca, nós precisamos da natureza. Porque a natureza não precisa dos seres humanos. Mas os seres humanos precisam da natureza", ele concluiu chamando todos ao trabalho para agir em favor do meio ambiente.

Escrito por De Freitas Agostinho
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações