Primeira foto de um buraco negro real entra para a história mundial

A primeira imagem capturada de um buraco negro confirmou um estudo de Einstein.

Uma data para entrar para a história

O dia 10 de abril de 2019 entrou para a história. Pela primeira vez, astrofísicos conseguiram capturar uma imagem real de um buraco negro, um dos fenômenos mais misteriosos e amedrontadores do universo. Esse é um estudo que já dura mais de uma década, e finalmente rendeu uma bela imagem do gigante buraco negro.

Em tempo real, o sucesso das pesquisas foi anunciada em cinco países e acompanhado em todo o globo. Milhares de jornalistas, telespectadores e curiosos da astronomia acompanharam o anúncio feito pela companhia responsável pelo Event Horizon Telescope (EHT, Telescópio Horizonte de Eventos em português). Em poucos minutos, a imagem já se tornou viral e o acontecimento será certamente lembrado por muitos anos futuramente.

Mas como isso foi possível?

A imagem do buraco negro já foi compartilhada milhões de vezes por toda a internet, sobretudo nas redes sociais. Nela, aparece um círculo negro envolto em um disco brilhoso. Mas o que seria esse disco luminoso ao redor do ponto, já que os buracos negros não emitem luz? Segundo os físicos, essa é a luz distorcida e desviada para dentro do buraco, que a "suga"; devido à sua gravidade colossal, nem mesmo a luz escapa e é sugada para dentro do fenômeno. O diâmetro do buraco negro está estimado em cerca de 40 bilhões de quilômetros, de um lado ao outro.