Dinossauros: cientistas descobrem detalhes do enorme impacto que os dizimou da Terra

Após o impacto do meteoro, rochas se comportaram como líquido.

O colossal impacto que dizimou os dinossauros da Terra

Na escola ou em filmes, sempre fomos ensinados que os dinossauros que habitavam a Terra há milhões de anos atrás foram dizimados devido a um impacto de um meteoro gigantesco que colidiu com o nosso planeta, fazendo com que os gigantes répteis e outras formas de vida simplesmente morressem e desaparecessem. Apesar de existirem algumas teorias da conspiração sobre o motivo da extinção desses gigantes, exitem diversas provas científicas que foi exatamente esse motivo mesmo que varreu os dinossauros da Terra. E cientistas encontraram ainda mais provas e detalhes que reforçam essa teoria. Por incrível que pareça, os pesquisadores descobriram que as rochas e todo o material que foi atingido e pulverizado com o impacto do meteoro passaram a sofrer um processo de "fluidificação", ou seja, começaram a se comportar com características parecidas às da água.

Recriando o impacto colossal

Os cientistas envolvidos na investigação decidiram recriar, através de modelos de computador, o que aconteceria caso um meteoro de 12km de diâmetro colidisse com o nosso planeta, e o resultado foi impressionante. De imediato, uma enorme cratera de 30km de profundidade e 100km de diâmtro seria criada; após uma série de movimentos colossais, esse tamanho praticamente dobraria, chegando a formar um buraco de cerca de 200km de diâmetro e 1km de profundidade, exatamente o tamanho de uma cratera localizada no Golfo do México, próximo ao porto de Chicxulub.