Abelhas são nomeadas os seres vivos mais importantes do mundo

Abelhas são nomeadas os seres vivos mais importantes do mundo

Segundo cientistas, as abelhas são insubstituíveis e imprescindíveis no mundo.

Extinção da humanidade sem abelhas

Um tema que está chamando atenção tanto entre os cientistas quanto nas redes sociais é a importância das abelhas no mundo. Existe uma grande preocupação com o número de abelhas no planeta que se encontra em declínio, inclusive com algumas espécies já figurando nas listas de animais ameaçados de extinção. Mas por que elas são tão importantes?

Sempre fomos ensinados que as abelhas são as responsáveis pelo processo de polinização das plantas, ajudando-as em sua reprodução; isso é verdade, com certeza. Porém, o que muitos não compreendem é a importância do processo de polinização no meio ambiente:

- Mais de 70% das plantas que nos servem de alimento são polinizadas pelas abelhas;

- Essas plantas são responsáveis por 90% da produção de alimentos em todo o planeta Terra.

Outros animais como as borboletas e morcegos também ajudam no processo de polinização; entretanto, estas espécies o realizam de forma mais casual: o pólen adere a seus corpos e ocasionalmente podem atingir outras plantas para reprodução. Enquanto isso, como as abelhas dependem dos grãos de pólen para alimentarem as larvas (seus filhotes), elas realizam essa a polinização de forma sistemática. Logo, o desaparecimento das abelhas implicaria um desfalque gigantesco na produção de alimento a nível mundial.

Algumas frutas, verduras e vegetais provavelmente desapareceriam junto às abelhas, como as maçãs, cenouras, berinjela, alho, cebola, manga e melão; e a humanidade não seria a única a sofrer com esse desfalque de alimento. Com a falta das plantas, os animais herbívoros que se alimentam delas desapareceriam e, consequentemente, os animais carnívoros também morreriam por falta de alimento, afetando toda a cadeia alimentar mundial. Carnes e derivados do leite ficariam caríssimos ou desapareceriam por completo das prateleiras. Enfim, o caos tomaria conta da nossa realidade atual.

Os seres vivos mais importantes do mundo

Recentemente, uma competição organizada pela Earthwatch nomeou as abelhas como os seres vivos mais importantes do mundo. A etapa final se deu entre as abelhas e os plânctons, mas os insetos acabaram levando a melhor. Para decidirem quem seriam os vencedores, grupos de cientistas apresentaram argumentos favoráveis à nomeação de suas espécies e uma votação definiu o resultado.

Leia também
5x3 não é igual a 5+5+5, por quê?

O Dr. George McGavin afirmou que mais de 250 mil espécies de flores são dependentes das abelhas para a sua reprodução, e somado aos impactantes 90% da produção de alimento mundial, estes insetos venceram a competição e foram reconhecidos como campeãs.

No Brasil, a cidade de Curitiba está promovendo ações para evitar o declínio no número de abelhas no país: o governo está espalhando abelhas sem ferrão nos parques e jardins municipais, para aumentar assim o número de árvores e vegetação locais. Já na Suécia, foi erguido um monumento em reconhecimento à importância das abelhas.

As causas do desaparecimento e morte das abelhas é o uso desmedido de pesticidas em plantações e também as mudanças climáticas que o planeta Terra vem enfrentando. Cientistas de vários países se reúnem para que o problema de extinção das abelhas seja combatido o mais rápido e mais eficiente possível, para assim evitar uma catástrofe mundial.

Flávio Soares
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações