Vídeo: China lança um novo metrô automático sem trilhos!

Vídeo: China lança um novo metrô automático sem trilhos!

Perfeitamente automático, esse trem elétrico à base de baterias é o primeiro do tipo a funcionar sem trilhos. Posto em funcionamento desde 2018, ele circula na cidade seguindo um percurso definido sem ter motorista para pilotá-lo.

Criado pela gigante chinesa CRRC Zhuzhou Institute Co. Ltd, esse metrô de nova geração tem tudo para agradar os usuários de transporte coletivo. Em serviço desde o ano passado em ZhuZhou, na província de Hunan, no sul da China, o veículo elétrico que funciona com bateria não corre propriamente dito sobre trilhos, mas com pneus com uma marcação no chão para se dirigir.

Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

Capaz de se movimentar a 70 km/h, esse metrô de 32 metros de comprimento pode embarcar com ele cerca de 300 passageiros e realizar um percurso de 25 km depois de uma carga completa e rápida, efetuada em 10 minutos. Mas essa não é a sua única vantagem. Batizado "Autonomous Rail Rapid Transit" (ART), o veículo se locomove também sem ter motorista à bordo.

Fazendo parte do sistema ferroviário chamado "inteligente", esse trem dotado de captadores embarcados se pilota, na verdade, automaticamente com auxílio das informações transmitidas ao seu sistema informático central, que se encarrega de guiar-se com a supervisão de um motorista à distância. O que pode potencialmente poupar alguns acidentes. Não contente de responder a essas exigências, esse meio de transporte é também mais barato para ser posto na rua.

Uma vez que ele não precisa de trilhos, o custo de fabricação de uma linha para fazê-lo circular é portanto menor. De acordo com o site oficial chinês citado pela BFMTV, uma linha de 10 km de comprimento possibilitaria uma economia de mais de um bilhão de yens (520 milhões de reais). Temido pelos grandes europeus Siemens e Alstom, seria possível termos esse tipo de metrô em nossas cidades?

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações