Cemitério romano é descoberto em restaurante famoso de Lisboa

Cemitério romano é descoberto em restaurante famoso de Lisboa

Segredo do chef? Uma necrópole milenar foi descoberta em Lisboa durante obras de expansão do famoso Solar dos Presuntos, muito procurado por turistas.

Um dos restaurantes mais badalados de Lisboa guardava um segredo milenar que nada tinha a ver com suas receitas. Arqueólogos portugueses descobriram um cemitério romano de 2.000 anos no Solar dos Presuntos, point da gastronomia local.

A necrópole, com 25 esqueletos do período da ocupação romana e artefatos da era das Grandes Navegações, foi encontrada depois que os proprietários decidiram ampliar o Solar dos Presuntos, estabelecimento fundado em 1976 e um dos mais procurados pelos turistas na capital portuguesa. Para conseguir autorização para realizar as obras, as autoridades de Lisboa exigem o aval de pesquisadores. "O que encontramos foi uma grande surpresa", explica o arqueólogo Nuno Neto, da empresa Neoepica, responsável pelas escavações que encontraram o cemitério a seis metros de profundidade. "O nível de preservação é excelente, e o conjunto de artefatos é fabuloso." Os romanos fundaram Olisipo, como chamavam a cidade de Lisboa, por volta 200 AC. A cidade ficou sob controle do Império Romano o século V, quando foi sucessivamente saqueada pelos chamados povos bárbaros até a invasão da Península Ibérica pelos mouros em 711. Entre os achados, estão 25 esqueletos, 35 urnas funerárias e moedas usadas em antigos rituais fúnebres. Peças de cerâmica do tempo das Grandes Navegações (séculos XV-XVI) também foram localizadas. Todo o material foi levado para o laboratório de pesquisas da Neoepica, que deve encaminhar os objetos para a Prefeitura de Lisboa. A área era vasculhada desde 2016.  
Leia também
Descubra o efeito surpreendente do leite com Coca-Cola

As obras de expansão do Solar dos Presuntos já começaram. Apesar dos atrasos, os proprietários veem a descoberta arqueológica como algo positivo e esperam poder exibir no estabelecimento alguns dos artefatos - um dos muitos segredos que a milenar cidade Lisboa guardava até pouco tempo atrás. 

(Fonte: Timeout.pt) 

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações