Cidade dos EUA multará quem atravessar a rua usando celular ou fones de ouvido
Cidade dos EUA multará quem atravessar a rua usando celular ou fones de ouvido
Cidade dos EUA multará quem atravessar a rua usando celular ou fones de ouvido
Leia mais

Cidade dos EUA multará quem atravessar a rua usando celular ou fones de ouvido

Quem for pego usando o celular enquanto atravessar a rua será multado em até 2 mil reais.

Distração que pode custar caro

O smartphone é hoje uma ferramenta indispensável para muitos, seja por causa do trabalho ou simplesmente por vício, sobretudo das redes sociais. Por ficarmos distraídos ao observamos a pequena tela dos nossos celulares, o risco de acidentes aumenta consideravelmente: motivo de preocupação para grande parte dos usuários. E não apenas eles mas todos a sua volta.

Por esse motivo, uma cidade dos Estados Unidos vai começar a multar os pedestres que forem pegos utilizando o celular ou com fones de ouvido enquanto atravessam a rua. É a cidade de Montclair, do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Uma lei foi votada e, no mês de agosto, entrará em vigor. A lei diz que os pedestres que forem pegos atravessando a rua utilizando o celular, eles receberão multas que podem aumentar com o tempo e a frequência que cometerem o ato. O uso de fones de ouvido aumenta ainda mais o valor da punição, pois aumentam também os riscos de causar um acidente.Na primeira vez que o indivíduo for pego olhando a telinha do celular ou utilizando fones nos dois ouvidos, a multa será de 100 dólares, mais ou menos 380 reais. Na segunda vez, a multa dobra: serão 200 dólares, cerca de 770 reais; já na terceira vez e nas subsequentes, 500 dólares cada uma, ou seja, cerca de 2 mil reais. Um encarregado da operação, Jon Hamilton, afirmou: "Nós estivemos discutindo essa questão, de segurança no geral, pois vemos pessoas desatentas ao atravessar a rua, olhando seus celulares sem prestar atenção no mundo a sua volta. É um problema que se torna cada vez mais preocupante baseado no aumento no número de celulares, sobretudo entre a população mais jovem.". Ele apontou também que já existem leis semelhantes a esta em outros lugares como em Honolulu, no Havaí.

"Cegueira por desatenção"

Já existem estudos que medem o impacto que o celular causa na atenção dos usuários. A psicóloga e professora da Western Washington University, Ira Hyman, afirma que o uso do celular provoca o que ela chama de "cegueira por desatenção". Ela acontece pois o usuário do celular não presta a devida atenção ao mundo em sua volta porque ela está voltada ao aparelho. Segundo ela, “as pessoas não estão conscientes de tudo em um ambiente complexo, embora elas achem que estejam. A cegueira por desatenção tem mais chances de ocorrer quando a capacidade limitada da atenção de uma pessoa está ocupada por uma tarefa relativamente exigente. Uma conversa em um telefone celular exige muita atenção e é, portanto, muito possível que leve à cegueira por desatenção”.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações