Um surpreendente carro voador construído por um jovem engenheiro amador filipino

Um surpreendente carro voador construído por um jovem engenheiro amador filipino

Muitos sonharam com isso, ele realizou: um jovem inventor filipino criou um incrível carro voador. Uma espécie de drone gigante ultra-leve, o veículo foi inteiramente construído de fibra de carbono. Depois de um primeiro voo teste realizado com sucesso há alguns dias, ele poderá será comercializado em breve.

Um engenheiro amador filipino está a ponto de bater o maiores construtores automobilísticos do mundo na corrida pelo carro voador. Enquanto que a aeronave urbana criada pela famosa firma britânica Aston Martin ainda está em fase de projeto, esse carro apresentado pelo jovem engenheiro filipino já decolou. Veja seu primeiro vôo teste concluído com sucesso há alguns dias.

"Nós tivemos que enfrentar as más condições meteorológicas. Então, foi necessário esperar até depois da nossa data prevista para que a gente pudesse apresentar [nosso protótipo] para nossos fãs", explicou Kyxz Mendiola, jovem engenheiro de Quezon City, antiga capital do país situada na ilha de Luçon. Algumas semanas a mais de paciência depois de anos de trabalho duro.

Um carro-drone híbrido

Foi ao final de seis anos de esforços que o inventor genial e sua equipe - reunidos em um grupo batizado Koncepto Millenya - conseguiram lançar essa pequena pérola da tecnologia. "Eu queria que fosse um carro de esporte, uma Lamborghini voadora, por quê não? A concepção foi um [longo] processo de tentativas. Alguns materiais se queimavam durante o uso. Outros materiais não funcionavam de verdade", conta Kyxz Mendiola.

Mas depois de vários anos de preparação, os inventores do denominado "Ultralight Aircraft" enfim conseguiram chegar à fórmula ideal. "É um veículo do tipo carro voador que utiliza a tecnologia do drone para voar, ou a tecnologia do multicóptero. É como um carro-drone. Uma as características principais é o sistema de baterias redundantes. Assim, mesmo que uma bateria acabe, a aeronave pode manter o voo", revela Kyxz Mendiola.

15 minutos no ar

Carregado em duas horas e meia, esse engenhoso sistema de baterias garante um tempo de voo de 12 a 15 minutos ao "Ultralight Aircraft". Um "aeronave ultra-leve", que deve o segredo de seu peso reduzido à sua estrutura, inteiramente constituída em fibra de composta de alumínio e caborno, mas que pode aguentar até 100 kg de carga. 

Leia também
Ele teve o melhor presente de Dia dos Namorados

Satisfeito com o sucesso do voo inaugural de seu veículo, Koncepto Millenya faz agora um chamado aos investidores. Na verdade, o objetivo da empresa é comercializar o mais rápido possível a aeronave, mas também trabalhar na preparação de uma versão melhorada. "Eu tenho a intenção de produzir industrialmente uma versão de dois lugares desse veículo, se conseguir torná-lo um sucesso comercial", prevê Kyxz Mendiola.

A corrida para o desenvolvimento de carros voadores está lançada!

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações