Aspark Owl, o impressionante "hypercar" elétrico apresentado pelos japoneses no Mundial de Automóveis

Aspark Owl, o impressionante "hypercar" elétrico apresentado pelos japoneses no Mundial de Automóveis

Disponível para pré-venda durante o Mundial de Automóveis de Paris, o Aspark Owl promete aos seus cerca de 50 futuros proprietários uma vida com emoção: um 0 a 100 km/h atingido em menos de dois segundos e uma velocidade máxima de 280 km/h, tudo proporcionado por motores elétricos. A performance dos sonhos acessível pela módica soma de... 3,5 milhões de euros.

Uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos, uma potência culminante a quase 1150 cavalos, por um peso limitado a menos de 1500 kg... Números dos sonhos, assim como o preço desse veículo fora do comum: cerca de 3,1 milhões de euros.

Fabricado por um montador japonês, o denominado "Aspark Owl" é mais nervoso do que qualquer Fórmula 1. Como ressaltam seus criadores, ele precisa de apenas 1,9 segundos, ou 30 metros, para ele atingir a velocidade de 100 km/h. Além disso, esse carro de luxo pode chegar aos 280 km/h. Contudo, esse veículo descrito como um "hypercar" ("hiper-carro") é totalmente elétrico.

Ainda com pouca autonomia

Dotado de dois motores e de uma potência elétrica prevista de 65 kW, o Aspark Owl deverá ter uma autonomia na ordem de 300 km. Ainda não serve para percorrer longos trajetos, mas o suficiente para viver sensações fortes em um circuito. A pista é um ambiente para o qual ele foi criado e onde, equipado com pneus especiais, é até mesmo previsto que ele bata o "0 a 100" em 1,89 segundos. Um recorde absoluto realizado em fevereiro por um protótipo do veículo.

Porém, para dirigi-lo será necessário esperar até o meio de 2020 e fazer parte dos cinquenta privilegiados que serão os futuros proprietários desse modelo especial. A paciência será então necessária para poder apreciar seus 764 Newtons-metros prometidos em sua ficha técnica. Várias longas semanas, que darão a seus futuros proprietários o tempo de reunir os cerca de 3,5 milhões de euros necessários para a aquisição do veículo...

Se o Aspark Owl pode se vangloriar de ser o carro elétrico mais caro do mundo, a empresa japonesa está confiante e já lançou a pré-venda durante o Mundial de Automóveis 2018 de Paris, onde o possante já foi exposto, sob a forma de um protótipo de "apenas" 430 cavalos.

Uma estética com a cara de suas performances

Leia também
Ele teve o melhor presente de Dia dos Namorados

Com laterais proeminentes, rodas superdimensionadas e uma frente escancarada, o Aspark Owl tem uma inegável agressividade visual, como alegam os próprios criadores: "o design da parte da frente é pensada para ser ofensiva para os motoristas que virem o veículo elétrico atrás em seus retrovisores".

"Intimidador", mas também um pouco "chamativo", admite o inventor japonês: O Owl [possui] formas sumptuosas, voluptuosas, que vão atrair a atenção de outros [motoristas] na estrada". E seus criadores concluem: "O Owl oferecerá uma emoção que apenas alguns privilegiados poderão sentir". Emoções fortes reservadas para uma elite, mas que provavelmente prenunciam, pelo menos em parte, o futuro do automóvel.

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações