Cientistas desenvolvem “bafômetro” capaz de identificar câncer

Médicos britânicos do instituto de pesquisa Cancer Research UK, da Universidade de Cambridge estão desenvolvendo uma espécie de "bafômetro" que poderá detectar, por meio da respiração, a ocorrência do câncer.

câncer é uma doença que não apresenta sinais específicos e determinar que uma pessoa possui a doença pode não ser tão evidente assim. Por essa razão, cientistas do mundo todo trabalham todos os dias para desenvolver novas tecnologias que possam auxiliar na descoberta da doença.

Rebecca Fitzgerald, pesquisadora no instituto Cancer Research UK e diretora do projeto, afirma que o objetivo do "Owlstone’s breath test" ou o "bafômetro"  é descobrir se é possível identificar algum tipo de rastro químico do câncer através da respiração humana.

Serão coletadas amostras de respiração de 1.500 pessoas, dentre elas algumas diagnosticadas com câncer. Os resultados da pesquisa estarão  disponíveis apenas daqui dois anos, mas a tecnologia já está dando o que falar.