Hashtag #Caixa2doBolsonaro vira o assunto mais comentado do mundo no Twitter
Hashtag #Caixa2doBolsonaro vira o assunto mais comentado do mundo no Twitter
Hashtag #Caixa2doBolsonaro vira o assunto mais comentado do mundo no Twitter
Leia mais

Hashtag #Caixa2doBolsonaro vira o assunto mais comentado do mundo no Twitter

Escrito por De Freitas Agostinho
Última modificação

Após descoberta de caixa 2 na campanha eleitoral do candidato Jair Bolsonaro, a hashtag #Caixa2doBolsonaro fica no topo dos assuntos nas redes sociais.

Em questão de minutos, topo dos assuntos nas redes

Na manhã desta quinta-feira, 18 de outubro de 2018, o jornal Folha de São Paulo, um dos maiores jornais brasileiros, lançou uma notícia que abalou o mundo das eleições. De acordo com a matéria, o candidato do partido PSL, Jair Messias Bolsonaro, recebeu milhões de reais de empresários ilegalmente para disseminar notícias falsas sobre o candidato da oposição, o Partido dos Trabalhadores, o PT, via WhatsApp. A prática é considerada ilegal pois viola a lei eleitoral de "doação não declarada", já que os candidatos devem ter transparência sobre gastos e origem do dinheiro que utilizam nas campanhas eleitorais, o que não aconteceu com as quantias recebidas pelo candidato Bolsonaro durante sua campanha. Segundo as fontes, ainda não se sabe ao certo quanto Bolsonaro (ou seu partido) recebeu, mas estima-se que cada contrato soma em média 12 milhões de reais. Sendo assim, todo esse dinheiro é considerado "sujo", e a prática recebe o nome de Caixa 2.

Em questão de minutos, foi levantada a hashtag #Caixa2doBolsonaro nas redes sociais, onde artistas dão sua opinião sobre o candidato, e esta já alcançou o topo dos assuntos do Twitter a nível mundial. E não é a toa: as eleições no Brasil estão sendo observadas de perto pelo mundo inteiro, já que ambos os candidatos do segundo turno estão sendo investigados pela justiça e quem for eleito herdará a difícil missão de recolocar em pé a economia do país, que se encontra em profunda crise. Além do mais, a polarização política existente no Brasil agrava as tensões entre os grupos, que se encontram em uma verdadeira guerra virtual, cada qual, além de defender seus próprios ideais, atacam um ao outro deliberadamente nas redes.

Clima de tensão

A hashtag #Caixa2doBolsonaro se tornou viral em questão de minutos devido também à efervescência do assunto nas redes e o clima de tensão que existe entre os dois grupos de eleitores. Bolsonaro, que sempre se autodeclarou como sendo um político não corrupto durante seus 28 anos de carreira política e fez disso uma das bandeiras durante toda sua campanha eleitoral, agora se encontra em uma situação claramente ilegal perante a lei. Em contrapartida, o candidato Fernando Haddad, pelo PT, também tem uma rejeição alta nas pesquisas, e seu nome pode estar ligado a escândalos de corrupção.

O candidato Jair Bolsonaro venceu o primeiro turno com folga, somando 46% dos votos válidos. Conhecido pelos seus ideais autoritários e simpáticos ao militarismo, alguns o acusam de ser também, baseado em declarações passadas, machista, racista, homofóbico e fascista, o que aumentou o clima de tensão não apenas dentro do país, mas que também repercutiu internacionalmente. A oposição mobilizou-se contra sua candidatura e levantou também a tag #EleNão, que ficou conhecida mundialmente. Por outro lado, seus eleitores continuam bastante fiéis e realizam campanhas a favor do candidato através de movimentos e pelas redes sociais, principalmente pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

O PDT, partido do candidato Ciro Gomes eliminado no primeiro turno, planeja entrar com uma ação para anular as eleições, visto que há severas acusações de disseminação das chamadas "fake news" (notícias falsas), que permearam todo o período eleitoral por parte de todos os candidatos.


Sem Internet
Verifique suas configurações