Um golfinho imortalizado por se divertir com... um polvo

Um golfinho imortalizado por se divertir com... um polvo

As imagens capturadas por uma doutoranda no alto mar da Austrália Ocidental revelam o surpreendente comportamento de um golfinho pego brincando com um polvo.

Verdadeiros astros dos oceanos, os golfinhos fascinam os seres humanos com seu comportamento notável. Este polvo, no entanto, não lhe pode dizer o mesmo. Este último cestáceo parece ter sido escolhido para servir de companheiro de jogo a um.

As fotos recentes mostram o polvo sendo maltratado para divertir o mamífero marinho. As imagens inéditas foram capturadas nas águas da Austrália Ocidental, por Krista Nicholson, uma doutoranda da Universidade Murdoch.

Uma cena espetacular

A jovem realizava a última semana de pesquisas num terreno na altura da costa da cidade de Mandurah, quando se deparou com aquela cena totalmente incrível. "Foi um espetáculo absolutamente inacreditável" disse ela ao jornal local WA Today

Ela acrescentou: "Eu estudo golfinhos há cinco ou seis anos e nunca tinha visto nenhum deles brincar com um polvo por cinco minutos." Segundo a bióloga, outros casos como esses já tinham sido identificados pelo mundo, mas as imagens que relatam esse comportamento são excessivamente raras.

Leia também
Legionelose: sintomas, transmissão, tratamento, do que se trata?

Jogo ou Caça?

Krista Nicholson explica ter fotografado o cetáceo enquanto ele jogava o polvo para o ar. Ela conta: "Ele deixava-o flutuar por um tempo, depois ele retornava, agarrava-o por um tentáculo e o lançava ao ar". 

Contudo, segundo a doutoranda, até o momento, associar este comportamento a um jogo é puramente uma hipótese. Os golfinhos, de fato, são conhecidos por se alimentarem de polvo e não se descarta que aquele golfinho tenha sido observando simplesmente caçando. Não se sabe aliás, se o pobre cefalópode sobreviveu.

• Marcos Silva
Leia mais