Soldados chineses explodem uma barragem

Soldados chineses explodem uma barragem

A província de Hubei na China foi afetada por grandes intemperismos. Por medo de inundação, os soldados tiveram que explodir uma barragem de mais de 3 km de comprimento.

Como muitos dos países asiáticos, a China enfrenta às vezes péssimas condições climáticas, que podem trazer graves consequências. Esse foi especialmente o caso do que aconteceu em julho de 2016, quando os militares do país tiveram então que tomar uma drástica decisão a fim de limitar os danos! Nós explicamos os detalhes em seguida.

Grande risco de alagamento

Dia 14 de julho de 2016, a província de Hubei na China, também conhecida pelo nome de Província dos mil lagos, de tantos que há, foi afetada por uma grande tempestade que durou vários dias. As fortes precipitações causaram um aumento de água nos lagos e nos rios da região. Para evitar um alagamento que poderia ter sido catastrófico para os habitantes e as construções nos arredores, os soldados preferiram dinamitar a barragem que separa o lago Liangzi do lago Niushan.

Melhor prevenir que remediar:

Com 30 toneladas de explosivos, os militares destruíram a barragem de 3,7 km ao final de cinco segundos, como contam essas imagens espetaculares. Uma operação dirigida por agentes de experiência junto com especialistas. Agora só resta esperar o final das chuvas para poder reconstruir essa barragem no tempo mais curto possível.

• Marcos Silva
Leia mais