Conheça a técnica para evitar irritações depois de se barbear

Conheça a técnica para evitar irritações depois de se barbear

Pelo encravado, espinhas, pele seca... não permita mais que sua pele fique escarlate! Veja nossos conselhos para evitar irritações depois de fazer a barba.

As irritações pós-barbear são provocadas por pelos que ficam em ângulo ruim depois de serem cortados: são os pelos encravados. Vermelhidão, coceiras e espinhas aparecem. O que fazer? Nós explicamos como prevenir estes sintomas. 

Prefira um barbeador elétrico!

Cortar o pelo muito curto pode fazer com o pelo enrosque-se no poro e cresça para dentro da pele e não para fora. Resultado: uma reação inflamatória acontece porque o organismo considera o pelo um intruso e as espinhas apareçam. O barbeador elétrico corta um pouco menos que o barbeador manual e evita a aparição de pelos encravados. Para um barbear cotidiano, o barbeador elétrico é recomendado.  

Não faça a barba muito cedo... nem depois da uma refeição muito salgada

O momento ideal para um barbear suave, sabemos, é a manhã. Entretanto, espera ao menos 15 minutos depois de acordar para se barbear. À noite, um acúmulo de fluidos é criado sob a pele o que impede a raiz dos pelos de estarem suficientemente expostas. Pela mesma razão, evite o consumo de refeições muito salgadas na noite de véspera.  

Faça a barba no sentido do pelo

Passe a lâmina sempre no sentido do pelo. Comece pelos lados e depois vá em direção ao pescoço. Deixe o queixo e o bigode para o fim: os pelos desta região são mais duros e, desta forma, sua mousse ou gel  de barba terá mais tempo de amaciá-los. Como somos todos diferentes, nossos pelos também não se comportam da mesma maneira. Alguns são mais sensíveis que outros e por isso é preciso adaptar o seu barbear ao seu rosto. Esteja atento ao sentido de crescimento do seu pelo para cada zona de sua face e respeite-o.   

Leia também
Você se barbearia como esses homens?

Hidratação, o segredo para evitar irritações

Antes e depois de se barbear, não esqueça as etapas de cuidado com a pele. Esfoliações suaves uma a duas vezes por semana para eliminar pele morta do rosto, uma lavagem com água fria após barbear para fechar os poros e a aplicação de uma loção bálsamo  pós-barba para hidratar a pele.  Antes de se barbear, use água quente, que acalma a pele  e dá mais suavidade ao pelo. Escolha um pós-barba sem álcool para evitar coceiras e ressecamento da epiderme. Os a base de hamamélis são muito eficazes para acalmar o "calor do barbear" 

Desinfete sua lâmina

Verifique que as suas lâminas ou aparelho de barba elétrico esteja na melhor forma. Lave-os e desinfete-os depois de cada barbear para evitar a proliferação de bactérias e inflamações cutâneas.  Irritações e vermelhidão serão evitadas desta forma. E se, apesar de tudo, você tiver um pelo encravado, espere antes de retirá-lo para não causar uma infecção ainda pior. Retire o pelo com a ajuda de uma pinça.

• Bruna Moura
Leia mais