O bar que recompensa os clientes por deixar os carros no seu parque

O bar que recompensa os clientes por deixar os carros no seu parque

John Max Sports & Wings, no sudoeste de Ontário, deixa cartas e presentes nos carros deixados pelos clientes no parque de estacionamento. A história já tem 3 anos, mas ainda não é conhecida por muitos e a verdade, é que bem que merece ser contada ou até mesmo relembrada.

Um bar de desporto deixou clientes e o mundo digital delirantes com a invulgar iniciativa que premeia os que depois de beberem além da conta, optam por não conduzir deixando os carros no parque de estacionamento do local. O famoso e simpático bar é o John Max Sports & Wings no sudoeste de Ontário em Windsor. 

Cartas de agradecimento assinadas por John O´Kane, proprietário do bar, começaram a ser deixadas com vale-presentes e outros sob os para brisas dos carros deixados, presumivelmente, por clientes que tomavam uma bebida ou mais e vão para casa. Numa destas atenciosas cartas publicadas por um recompensado no Facebook podia ler-se:

"Caro convidado do John Max, só quero agradecer-lhe por ter deixado o seu carro estacionado no parque durante a noite. Eu não tenho certeza se você consumiu álcool em John Max ou não, mas queremos agradecer-lhe pelo facto de não ter conduzido depois de beber. No seu interior vai encontrar um cheque prenda de 20 dólares e um voucher de 2h grátis para o aluguer do campo de voleibol. Por favor aceite estes presentes como recompensa da sua responsabilidade. A vida é preciosa! Tenha um excelente fim de semana. ", carta assinada pelo proprietário John O 'Kane lê.

John O'Kane disse que começou a escrever as suas primeiras quatro cartas em 3 de julho, quando chegou ao trabalho às 7 horas da manhã e encontrou quatro carros no estacionamento.

"Nesse dia estava com tempo e decidi escrever a carta e agradecer a esses convidados. Na verdade, eu só queria agradecer-lhes a visita com um cartão de presente sem qualquer compromisso", disse ele. Se foi esta realmente a única razão ou se havia também uma intenção de publicitar o seu espaço como alguns referiram, nem por isso mereceu menos feedback positivo.

Diz-se que por trás de um grande homem está sempre uma grande mulher e neste caso foi mesmo a mulher de O’Kane que artilhou a ideia com o marido depois de ter visto outro semelhante no site do Pinterest.

Na verdade, esta iniciativa já tinha sido iniciada meses antes pelo Duffy's Pub em Kamloops, e pode mesmo ter sido este a dar o mote a Mrs. O’Kane. Indiferentes a quem tenha começado primeiro, mas acima de tudo agradecidos ficaram muitos dos responsáveis adeptos do bar que publicaram também eles vários posts de agradecimento.

É o caso de Scott Defoe, de Windsor, que afirmou ter sido um dos primeiros a receber a carta e os presentes e que imediatamente partilhou na sua página do Facebook: "Boa jogada John Max e obrigado!" ele escreveu.

Posts e agradecimentos similares propagaram-se ganhando imediatamente milhares de visualizações e likes. Mais tarde, algumas estações de rádio comentaram igualmente a divertida história nomeadamente a Grand Prairies’s Rock de Alberta que elogiou o movimento: "Uma decisão embriagante que é digna de celebração”.

Todo este retorno de afetos deixou O’Kane mais uma vez agradecido e surpreso: "O feedback que estamos a receber é muito positivo e eu não posso acreditar em quão rápido está se espalhando. É muito tocante"

E O’Kane ainda teria mais apoio à espera. A própria polícia de Windsor elogiou publicamente o feito bem como a organização MADD (Mães Contra a condução Embriagado) elogia os esforços de O'Kane e identificando o ato como uma vitória para todos.

"Fico feliz em ver que há pessoas que estão acima e além de seu dever, sendo socialmente responsáveis. Para mim, como organização, elogiamos", disse Chaouki Hamka, da MADD. "Ele está retratando uma mensagem de estar seguro e não conduzir alterado. 

• Bruna Moura
Leia mais