Banhos quentes teriam benefícios semelhantes a exercícios físicos

Banhos quentes teriam benefícios semelhantes a exercícios físicos

Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, tomar um banho quente queimaria a mesma quantidade de calorias que uma caminhada de trinta minutos e teria também benefícios anti-inflamatórios semelhantes ao exercício físico.

Você se aprontou todo para sair para correr e constatou que chove torrencialmente lá fora? Não se preocupe. Guarde seus tênis e vá tomar um banho quente, isso também será muito benéfico para você. Pelo menos é que afirmou recentemente, no site The Conservation, um pesquisador da Loughborough University, no Reino Unido.

Segundo Steve Faulkner, um banho quente teria, na verdade, benefícios similares ao exercício físico e, principalmente, o fato de queimar tantas calorias quanto uma caminhada de trinta minutos.

Leia também
Ele prega uma peça na namorada enquanto ela relaxa no banho

Banho quente vs bicicleta

Para chegar a esta conclusão, o pesquisador e seus colegas realizaram um estudo com 14 homens a quem atribuíram dois tipos de tarefas. Alguns passaram uma hora no banho a 40 ° C, enquanto outros tiveram que pedalar uma bicicleta por uma hora. Ambas as atividades foram projetadas para aumentar a temperatura corporal em 1° C durante esse período.

Para cada sessão, a equipe mediu quantas calorias os homens haviam queimado. Eles também estavam interessados no seu nível de açúcar no sangue (glicemia) durante 24 horas após a sessão. Após a comparação, os dados revelaram que o ciclismo foi a atividade que queimou a maioria das calorias; no entanto, o banho quente pareceu mais eficaz do que o esperado. 

140 calorias queimadas em uma hora

Em uma hora, os participantes da pesquisa queimaram durante o banho o equivalente a uma caminha de trinta minutos, ou seja, cerca 140 calorias. Quanto à glicemia, resultados similares foram averiguados, mas o pico observado logo depois de ter comido se revelou 10% inferior nos participantes que haviam tomado banho comparados com aqueles que haviam pedalado.

Os efeitos no organismo não pararam por aí. "Nós também mostramos mudanças na resposta inflamatória semelhantes àqueles que fizeram exercício físico", explicou Steve Faulkner. "Essa resposta anti-inflamatória ao exercício é importante porque ela ajuda a proteger contra infecções e doenças".

De acordo com os pesquisadores, o "calor passivo" associado ao banho quente poderia reduzir o risco de inflamação crônica, nociva para o organismo e que favorece algumas doenças como o diabetes. Uma conclusão que concorda com resultados obtidos por estudos precedentes realizados nos últimos anos.

Benefícios a serem explorados

Embora esta área seja relativamente nova para a ciência, a pesquisa já associou banhos quentes com uma queda na pressão arterial e um risco reduzido de doença cardiovascular. Mas, por enquanto, os mecanismos subjacentes ainda são misteriosos e o verdadeiro potencial do calor passivo continua a ser estudado.

"Atividades como tomar um banho quente ou ir à sauna podem ter benefícios para a saúde das pessoas que não conseguem se exercitar regularmente", disse Steve Faulkner. Claro, esses benefícios não são desconhecidos para todos. Muitas culturas ao redor do mundo até fizeram banhos quentes uma tradição.

Então, se você quer ir descansar em um banho quente em vez de ficar cansado lá fora, não se sinta culpado, pois é muito benéfico para o seu corpo.

• Marcos Silva
Leia mais