Baleia salva bióloga de um tubarão-tigre

Baleia salva bióloga de um tubarão-tigre

Ela estava estudando uma baleia quando o animal teve um comportamento protetor para com a cientista. Perto dali, um tubarão-tigre se aproximava, e a baleia salvava Nan Hauser, uma pesquisadora.

Uma cena surreal. Nadando com uma baleia, a bióloga Nan Hauser não percebeu que um tubarão-tigre estava se aproximando dela. É nessa hora que a baleia vai salvá-la.

Anos de estudo

Leia também
A magnífica reação de uma baleia aos pescadores que vieram lhe prestar socorro

A cena acontece perto das ilhas Cook, situadas no Pacífico Sul. Nan Hauser, uma bióloga que estava nadando com uma baleia jubarte de 25 toneladas. Toda sua vida, Nan estudou e protegeu as baleias. Mas desta vez, ela não vai se esquecer do momento que passou com o mamífero. Efetivamente, nadando em torno da baleia, um tubarão-tigre se aproxima perigosamente da cientista. A baleia adota então um comportamento estranho: ela cobre a bióloga com suas nadadeiras e a afasta por diversas vezes.

Protegida

"Eu não sabia bem o que a baleia estava fazendo quando ela se aproximou de mim e não parou de me afastar por mais de 10 minutos. Pareciam horas", explicou a pesquisadora ao jornal The Independent. Para a bióloga, algo é certo: a baleia a protegeu do tubarão. "Passei os últimos 28 anos protegendo baleias, e até agora eu não sabia que ela estava me protegendo". Um lindo momento de lealdade entre o homem e o animal.

• De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações