Baleia cachalote é encontrada morta depois de engolir 22 quilos de plástico

Baleia cachalote é encontrada morta depois de engolir 22 quilos de plástico

Entre os objetos encontrados dentro do corpo da baleia havia sacos de lixo, redes de pesca, linhas, tubos e até cápsulas com líquido de máquina de lavar.

Uma baleia grávida foi encontrada morta no Porto Cervo, em Sardenha, na Itália. Com oito metros de comprimento, o mamífero tinha 22 quilos de plástico no estômago. De acordo com o ministro do Meio Ambiente italiano, o feto que a baleia carregada também estava morto. Entre os objetos encontrados dentro do corpo da baleia havia sacos de lixo, redes de pesca, linhas, tubos e até cápsulas com líquido de máquina de lavar.

A causa de sua morte ainda é desconhecida, mas o presidente da SeaMe afirmou que exames toxicológicos serão feitos para determinar o que aconteceu. Até o momento, a única certeza é que o feto já estaria morto antes da carcaça do animal chegar à costa, visto que ele estava em um estado avançado de decomposição.

Sergio Costa, ministro do Ambiente de Itália, comentou o episódio no Facebook: “E ainda tem gente que diz que estes não são problemas importantes? Para mim sim, e são prioritários", escreveu. "Nos últimos anos usamos o 'conforto' dos objetos descartáveis de uma forma desenfreada e agora estamos pagando pelas consequências. Na verdade, os animais, acima de tudo, são eles que estão pagando", continuou ele.

Costa também se referiu à recente aprovação do Parlamento Europeu de uma lei que proíbe uma vasta gama de artigos de plástico descartáveis, como canudos, cotonetes e talheres, até 2021. "A Itália será um dos primeiros países a implementá-lo", prometeu. "A guerra contra o plástico descartável já começou. E não vamos parar por aqui", afirmou Costa.

Leia também
Imagens de um enorme tubarão-tigre capturado na Austrália comovem a internet

No mês passado, uma jovem baleia foi encontrada morta nas Filipinas com 40 kg de sacos plásticos no estômago.

Fonte: CNN Imagem: SeaMe 

De Freitas Agostinho
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações