Filmam o oceano e se deparam com uma das cenas mais raras do mundo

Filmam o oceano e se deparam com uma das cenas mais raras do mundo

Por meio da tecnologia dos drones, foi possível rastrear e capturar imagens de baleias azuis se alimentando. Impressionante! 

Os maiores animais do mundo são as baleias azuis. Elas são mamíferos enormes que podem chegar a 173 toneladas e a 30 metros de comprimento, o equivalente a um prédio de 10 andares. Esses animais não costumam habitar águas rasas, no entanto, os habitantes da baía de Monterey, nos Estados Unidos, no estado da Califórnia, eles são figuras habituais.

Muito embora as baleias azuis sejam os maiores animais habitantes do planeta terra a sua dieta é, quase que exclusivamente, baseada em krill, um pequeno animal inverterbrado que mede em torno de um a dois centímetros, os maiores chegam a pouco mais de dez centímetros. Mas como é que um animal de 30 metros de comprimento consegue energia suficiente para sustentar todo o seu corpo? A resposta é simples: as baleias azuis podem chegar a consumir até 4,5 toneladas de krills por dia, ou seja, 40 milhões de krills! Essa quantidade varia com a época do ano mas pode chegar a esses números impressionantes  no verão, quando esses mamíferos alimenta-se mais. As baleias podem abocanhar, de uma só vez, mil quilos de krill.

A dimensão das baleias azuis geralmente é uma incógnita para as pessoas que não acompanham de perto o mundo marinho ou a biologia. Não é fácil pensar em um animal de trinta metros de comprimento. Quando são filmadas, elas são as únicas coisas que aparecem na tela, tamanha é a sua grandeza. Dessa forma, é difícil ter noção da sua proporção. Uma boa medida é imaginá-las com o tamanho de um prédio de dez andares, um campo de futebol ou um avião comum.

Quando falamos sobre o seu peso, as coisas ficam mais complicadas. Elas chegam a 200 toneladas. Um carro popular tem em média uma tonelada. Logo, o seu peso seria equivalente a 200 carros, mais ou menos. Dizem que somente a língua de uma pesa mais que um elefante.

Em 2002 foi estimada uma população de baleias azuis de menos de 15 000 em todo o mundo. Hoje, a agência IUCN (União Internacional de Conservação da Natureza) estima que haja uma população média entre 10 e 25 mil espécimes. Antes do início da caça às baleias estimava-se que, apenas na Antártida, havia uma população de mais de 230 mil baleias. Embora naturalmente nenhum animal tenha chance de abater uma baleia azul, fazendo dela um ser sem predadores naturais, há a caça humana, que desequilibra o meio ambiente. 
Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações