Avião: a invenção que poderá evitar todos os acidentes

Avião: a invenção que poderá evitar todos os acidentes

De hoje aos próximos anos, esse avião revolucionário transportará talvez milhões de passageiros todo ano. E com ele, não precisa mais ter medo de avião!

À exceção da série Lost, é quase impossível sobreviver a um acidente de avião, do impacto em si às explosões que muitas vezes acontecem depois do acidente. No entanto, uma nova invenção do engenheiro aeronáutico ucraniano Vladimir Tatarenko pode mudar o jogo.

Um sistema engenhoso:

Conceito revolucionário? A cabine principal é na verdade uma cápsula que cabe no cockpit. Em caso de acidente, esta cápsula que contém todos os passageiros se destrava e cai de para-quedas, que se desdobram.

Leia também
Carcaça de avião é transformada em um hotel de luxo!

Todos os cenários pré-pensados:

Infladores são inclusos nas laterais desta cápsula, caso a colisão ocorra acima do oceano. Dezenas e dezenas de vidas poderiam ser salvas. Quando sabemos que, recentemente, 188 pessoas perderam a vida no acidente de uma aeronave na Indonésia, desenvolver esse sistema é uma necessidade real.

Ainda na fase do projeto:

Única desvantagem: o ingresso para um aparelho equipado com essa tecnologia seria muito mais caro, pois seria necessário construir aviões completamente redesenhados e comodidades adicionais também teriam um custo conseqüente. Além disso, atualmente é apenas um projeto que deve ser realizado. Esperamos que seja o caso em breve!

• Marcos Silva
Leia mais