Essa árvore produz todos os anos 40 tipos de frutas diferentes

Essa árvore produz todos os anos 40 tipos de frutas diferentes

Sam Van Aken, um professor da Universidade de Siracusa, em Nova Iorque, criou uma árvore que não é como as outras: ela produz 40 tipos de frutas diferentes.

Todos sabem: as ameixas dão em ameixeiras, os pêssegos em pessegueiras e os damascos nos damasqueiros. Para ter todas essas frutas em um só jardim, deve-se plantar ao menos três árvores diferentes... A menos que você encontre uma árvore capaz de produzir, de uma só vez, ameixas, pêssegos e damascos.  Impossível? Sam Van Aken, professor da Universidade de Siracusa, em Nova Iorque, criou uma árvore fora do comum, capaz de produzir todo ano diferentes tipos de frutas. Para ser mais preciso, 40 tipos diferentes entre pêssegos, ameixas, pêssegos, nectarinas, cerejas, e mesmo amêndoas! Seu nome? "Tree of 40 fruits", literalmente "Árvore de 40 frutas".

Leia também
A pior vingança de uma mulher contra a sua amiga

 

Um pomar a ser salvo

Foi em 2008 que tudo começou, quando o professor descobriu que o pomar da Agricultural Experiment Station de Nova Iorque estava abandonado por falta de financiamento. Ele abrigava múltiplas variedades de frutas com caroço, algumas com mais de 200 anos. Pensando que essas raras e antigas variedades pudessem perder-se com o tempo, o professor decidiu dedicar-se ao pomar para preservá-lo. Sam Van Aken cresceu em uma fazenda em Reading na Pensilvânia, onde a cultura das frutas não era incomum.

Observando as árvores, o artista teve uma idéia: e se ele tentassse criar uma árvore capaz de fazer brotar simultaneamente várias frutas? Assim começou o projeto. Depois de ter selecionado cerca de 250 variedades de árvores, Van Aken realizou um calendário mostrando a época em que cada uma florescia. Ele selecionou algumas e começou a enxertá-las em uma raiz de árvore. E deixou o vegetal desenvolver-se durante dois anos. Após esse tempo, ele empregou uma técnica de transplante chamado "chip budding" afim de adicionar novas variedades de ramos de árvore. Essa técnica consiste em retirar um pequeno pedaço de uma árvore e incluir um broto. "Eu pego lascas das árvores com galhos que tenham nó de crescimento e insiro numa árvore 'mãe'. Então, uso fita adesiva e deixo 'curar' naturalmente durante o inverno. Então, eu podo para que volte a crescer."Se tudo ocorrer como o planejado, o ramo pode, então, ser cortado para ser plantado como um ramo normal. Sam Van Aken repetiu a operação muitas vezes e em muitas árvores por 5 anos. Ele terminou criando muitas "árvores de 40 frutas". 

Uma árvore que surpreende todo verão

Graças à técnica utilizada, cada um dos ramos da árvore fabrica então uma variedade diferente de frutas com caroço. E o artista conseguiu organizá-las para obter o efeito desejado. "Transplantando as diferentes variedades de uma árvore em uma determinada ordem, eu posso esculpir o que vai brotar", indicou o professor em uma entrevista ao Epicurios.com. 

Durante a maior parte do ano, a árvore parece comum. É quando ela entra no período de floração que percebemos as diferenças. Na primavera, o vegetal híbrido mostra várias cores: flores rosas, brancas, vermelhas, roxas que são substituídas por múltiplas frutas no verão. Todas de variedades raras e únicas. Van Aken conseguiu criar 16 "Trees of 40 fruits".Mas qual é objetivo desse projeto?

"Antes de tudo, eu vejo essa árvore como uma obra de arte. Eu quero que a árvore interrompa e transforme o cotidiano. Quando a árvore floresce em diferentes cores e você assiste diferentes tipos de frutas saírem de seus ramos, ela muda a nossa percepção, ela muda o modo que percebemos as coisas em geral", explicou. 

As variedades ameaçadas de desaparecer

Ao longo do projeto, o artista encontrou outras mensagens a serem passadas, notadamente sobre os métodos de produção e suas consequências. "Tentando encontrar diferentes variedades de frutas para criar a Tree of 40 Fruit eu percebi, por muitas razões, incluindo a industrialização e a criação de enormes monoculturas, que nós estamos perdendo a diversidade em nossa produção alimentar e as variedades antigas, herdadas e nativas desaparecem", seguiu. 

Cor, gosto, forma, as culturas estão cada vez mais privilegiando certos aspectos para responder às preferências dos consumidores. "Eu vi nela (na árvore) a oportunidade, de uma certa forma, de preservar essas variedades de desaparecerem", precisou Sam Van Aken. Essas árvores foram plantadas em diversos lugares e o artista as visita duas vezes por ano. E as pessoas que têm a chance de se beneficiar parecem satisfeitas.  "As pessoas que possuem uma em suas casas me disseram que elas fornecem uma variedade perfeita de frutas. E como todas as frutas amadurecem em diferentes momentos, de julho a outubro, você terá frutos no ano todo.", acrescentou o artista. Com o sucesso, Sam Van Aken quer continuar seu projeto. Ele considera plantar outras árvores no país. "Independente do lugar onde as árvores estejam, as flores, os frutos diferentes e o processo pelo qual ele foi criado, gera admiração". Para ir mais longe, o professor pensa em criar um bosque ou um pequeno pomar dessas árvores em um quadro urbano.  

• Marcos Silva
Leia mais