O extraordinário Banksy volta a atacar

O extraordinário Banksy volta a atacar

Banksy interpretou o que poderia ser uma das acrobacias mais audaciosas da história da arte, fazendo com que uma de suas obras mais conhecidas se autodestruísse após ser vendida em leilão.

Girl With Balloon foi a última peça a ser leiloada na Sotheby's em Londres na sexta-feira passada e o seu preço de venda igualou o recorde anterior do leilão do artista de £ 1,04m.

Logo depois que o martelo deu por terminada a licitação, a tela começou a deslizar pelo fundo da moldura convertendo-se em tirinhas sob o olhar incrédulo de quem assistia.

Enquanto isso, Banksy, o mais mediático e anonimo criador de street art, postava uma imagem no Instagram do trabalho desfiado pendurado na parte inferior do quadro com o título “Going, going, gone …”  (algo como “indo, indo, foi-se ...").

Leia também
Bombeiros combatem incêndio debaixo de nevasca em NY

Este post aliás, levantou imediatamente a dúvida se o próprio não estaria na sala a orquestrar todo o espetáculo que se viria a desenrolar.

Em comunicado à Financial Times a leiloeira Sotheby's disse: “Conversamos com o comprador de sucesso que ficou surpreso com a história. Estamos agora em conversações sobre os próximos passos.”

Já na noite de sábado, Banksy postou um vídeo na sua página do Instagram que mostrava um dispositivo com lâminas oculto a ser encaixado na imponente moldura dourada, aparentemente acionado por controle remoto.

O vídeo começava com a legenda: “Há alguns anos, secretamente construí um triturador numa pintura”.

No mesmo pode ver-se uma figura encapuzada dando os toques finais no dispositivo onde Banksy incluiu uma citação de Picasso: “O impulso de destruir também é um impulso criativo”.  

O site MyArtBroker.com, que revende peças de Banksy, disse que Girl with Balloon tem alcançado anualmente um aumento de cerca de 20% nos últimos anos. ", disse o cofundador Joey Syer.

E continuou: “O resultado do leilão só irá impulsionar o valor ainda mais e, dada a atenção que o golpe recebeu da midia, o sortudo comprador verá um grande retorno sobre os 1,02 milhão de libras que pagou na noite passada.

"O inusitado e o inesperado ato faz agora parte da história da arte no seu estado fragmentado e nós estimamos que o Banksy tenha acrescentado no mínimo 50% ao seu valor, possivelmente tão alto quanto 2 milhões de libras mais."

Girl With Balloon, que no ano passado foi eleita a obra de arte mais amada do Reino Unido, apareceu pela primeira numa parede na Great Eastern Street, em Shoreditch, leste de Londres. 

A verdadeira identidade do artista nascido em Bristol nunca foi revelada oficialmente, apesar da ampla especulação.

Entretanto as opiniões dividem-se sobre a participação e conhecimento prévio da leiloeira neste ato magnificente, mas já sobre a genialidade de Banksy estamos certos de que todos estão de acordo! 

• Pedro Souza
Leia mais